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A MAXIMIZAÇÃO DAS AFFORDANCES COMO RECURSO PARA APRIMORAR FUNCIONALIDADES DA INFOGRAFIA

THE MAXIMIZATION OF AFFORDANCES AS A RESOURCE TO ENHANCE FUNCTIONALITY OF INFOGRAPHICS

Cordeiro, William Robson ;

Artigo Completo:

A infografia é um gênero jornalístico que enfrenta intensas transformações proporcionadas pela hipermídia com produções cada vez mais complexas. Dos níveis tridimensionais, passando à realidade virtual, a outros exemplos de caráter imersivo, os infográficos precisam ser produzidos de modo que atendam às necessidades de consumo dos usuários. Isso implica no maior domínio das técnicas de desenvolvimento a fim de torná-lo o mais decodificável possível. Neste contexto, questiona-se sobre como construir narrativas com infográficos mais intuitivos e com maior capacidade de informações. Para tanto, este artigo se baseia na grade proposta por Murray [2012] em que classifica as quatro affordances da mídia digital (Espacial, Enciclopédica, Processual e Participativa), partindo do princípio da “maximização”. Maximizar significa pensar as várias formas em que cada affordance pode ser aplicada no design. Assim, este estudo percorre fundamentos essenciais do conceito, aponta a sua relação com a infografia, e analisa o exemplo do jornal The Washington Post, “Mars – an Interactive Journey”, considerando suas particularidades, os percursos possíveis e seu potencial de expansão. O propósito é fazer um exercício de percepção das affordances a fim de oferecer uma experiência mais útil e formatar narrativas mais eficazes.

Artigo Completo:

The infography is a journalistic genre that faces intense transformations provided by hypermedia with increasingly complex productions. From three-dimensional levels, to virtual reality, to other immersive examples, infographics need to be produced in a way that meets users' consumption needs. This implies a greater mastery of development techniques in order to make it more decodable. In this context, questions are asked about how to construct more intuitive narratives using infographics and with greater information capacity. For this, this article is based on the grid proposed by Murray [2012] in which it classifies the four digital media affordances (Spatial, Encyclopedic, Procedural and Participatory), starting from the principle of "maximization". Maximizing means thinking about the various ways in which each affordance can be applied in design. Thus, this study traces the essential fundamentals of the concept, points out its relation with infographics, and analyzes the example of The Washington Post, "Mars - an Interactive Journey", considering its particularities, possible paths and its potential for expansion. The purpose is to do an affordance perception exercise to provide a more useful experience and to format more effective narratives.

Palavras-chave: Infografia, affordance, Washington Post,

Palavras-chave: Infographics, affordance, Washington Post,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0216

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Como citar:

Cordeiro, William Robson; "A MAXIMIZAÇÃO DAS AFFORDANCES COMO RECURSO PARA APRIMORAR FUNCIONALIDADES DA INFOGRAFIA", p. 2064-2076 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0216

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