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Gamificação em sala de aula: o uso do Classcraft no ensino de Física

Gamificação em sala de aula: o uso do Classcraft no ensino de Física

Oliveira, Marília Nascimento ; Nascimento, Eunice Alves ;

Artigo:

Este artigo apresenta um relato de experiência envolvendo as dificuldades encontradas pelos docentes para cativar a atenção e motivar seus alunos em sala de aula. Esses problemas serviram de ponto de partida para a pesquisa que visou a implementar a gamificação através da plataforma Classcraft nas aulas da disciplina de Física, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da escola SESI de Tubarão (Santa Catarina). O plano de aula tradicional foi transformado em diversas missões contextualizadas, que, ao longo do trimestre, levaram os alunos a desenvolverem um comportamento mais ativo e colaborativo, aumentando a motivação e engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem.

Artigo:

Este artigo apresenta um relato de experiência envolvendo as dificuldades encontradas pelos docentes para cativar a atenção e motivar seus alunos em sala de aula. Esses problemas serviram de ponto de partida para a pesquisa que visou a implementar a gamificação através da plataforma Classcraft nas aulas da disciplina de Física, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da escola SESI de Tubarão (Santa Catarina). O plano de aula tradicional foi transformado em diversas missões contextualizadas, que, ao longo do trimestre, levaram os alunos a desenvolverem um comportamento mais ativo e colaborativo, aumentando a motivação e engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Gamificação. Relato docente. Ensino de Física. Classcraft.,

Palavras-chave: Gamificação. Relato docente. Ensino de Física. Classcraft.,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-14

Referências bibliográficas
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Como citar:

Oliveira, Marília Nascimento; Nascimento, Eunice Alves; "Gamificação em sala de aula: o uso do Classcraft no ensino de Física", p. 167-174 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-14

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