Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A marca do Brasil: análise de marcas na história do design gráfico brasileiro

The brand of Brazil: analysis of brands in the history of Brazilian graphic design (1960-1999)

SILVA, Júlia Cristina Ferreira ; DIAS, Fábio Eduardo ;

Artigo:

Este artigo, localizado dentro da vertente de estudos de Memória Gráfica, lança um olhar sobre algumas das principais marcas produzidas no Brasil entre os anos de 1960 a 1999 e discute, por meio de uma análise visual, se há um fio condutor entre os trabalhos desenvolvidos em cada uma das décadas e se, podemos considerar uma identidade e/ou estilo de design para cada década ou de todo o período no país. As marcas analisadas foram selecionadas de acordo com os designers que as desenvolveram e se encontram registradas no livro Linha do Tempo do Design Gráfico no Brasil.

Artigo:

This article, located within the field of Graphic Memory studies, takes a look at some of the main brands produced in Brazil between the years 1960 to 1999 and discusses, through a visual analysis, whether there is a common thread between the brands developed in each of the decades and if, we can consider a design identity and a style for each decade or the entire period in the country. The analyzed brands were selected according to the designers who developed them and are registered in the book Linha do Tempo do Design Gráfico no Brasil.

Palavras-chave: Memória Gráfica Brasileira; Design de Marcas; Marcas Brasileiras.,

Palavras-chave: Brazilian Graphic Memory; Brand Design; Brazilian Brands.,

DOI: 10.5151/ped2022-2949920

Referências bibliográficas
  • [1] ARAGÃO, Isabella. O plural e o singular nas composições visuais dos rótulos de bebida. Imagens Comerciais de Pernambuco: ensaios sobre os efêmeros da Guaianases. Recife: Néctar, 201
  • [2] MELO, Chico Homem. Linha do Tempo do Design Gráfico no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2011
  • [3] PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2° edição, 2001.
  • [4] TWYMAN, Michael. The graphic presentation of language. Reading, Inglaterra, University of Reading, 1982.
  • [5] _x000C_
  • [6] ⦁ Referências
  • [7] CARDOSO, Rafael. O design brasileiro antes do design. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
  • [8] MARTINS, Fernanda de O., CUNHA LIMA, Edna Lúcia e CUNHA LIMA, Guilherme. Análise de duas propostas metodológicas para a pesquisa em História do Design Gráfico. São Paulo: CIDI, 2015.
  • [9] MORANDI, Maria Isabel Wolf Motta e CAMARGO, Luís Felipe Riehs. Revisão sistemática da Literatura. São Leopoldo: Design Science Research, 2013.
  • [10] PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2° edição, 2001.
  • [11] TWYMAN, Michael. The graphic presentation of language. Reading, Inglaterra, University of Reading, 1982.
Como citar:

SILVA, Júlia Cristina Ferreira; DIAS, Fábio Eduardo; "A marca do Brasil: análise de marcas na história do design gráfico brasileiro", p. 338-383 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-2949920

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações