Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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A Ludicidade como Ferramenta para Construçãode Narrativas para Marcas

Playfulness as a Tool for Building Narratives for Brands

Silva, Caio Yan Amorim; Souza, Leonilia Gabriela Bandeira de;

Artigo completo:

O presente trabalho buscou fazer um levantamento bibliográfico para elaboração de um referencialteórico com o objetivo de fundamentar um método criativo para auxiliar no desenvolvimento denarrativas para marcas. Utilizamos as três essências dos jogos teatrais sistematizados por Spolin(2012) na otimização do processo criativo e as adaptamos aos elementos do tarô, sendo estesutilizados como um banco de signos pictóricos, personagens e regras. Observamos a importância docomportamento lúdico para o desenvolvimento da criatividade, a relação da criatividade com o teatro,a improvisação e a interpretação. Concluímos que as três essências dos jogos teatrais de Spolin(2012) podem otimizar o processo criativo e que o indivíduo interpretante, neste contexto, podeutilizar os signos pictóricos do tarô, seus personagens e suas regras na construção de narrativas paramarcas.

Artigo completo:

The present work sought to make a bibliographic survey for the elaboration of a theoreticalreference with the objective of founding a creative method to assist in the development of narrativesfor brands. We use the three essences of theatrical games systematized by Spolin (2012) to optimizethe creative process and adapt them to the elements of the tarot, which are used as a bank ofpictorial signs, characters and rules. We observed the importance of playful behavior for thedevelopment of creativity, the relationship between creativity and theater, improvisation andinterpretation. We conclude that the three essences of Spolin's theatrical games (2012) can optimizethe creative process and that the interpreter, in this context, can use the pictorial signs of the tarot,its characters and its rules in the construction of narratives for brands.

Palavras-chave: Jogo Teatral; Ludicidade; Marcas; Tarô, Processo Criativo,

Palavras-chave: Theatrical Play; Playfulness; Brands; Tarot, Creative Process,

DOI: 10.5151/cid2020-09

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Como citar:

Silva, Caio Yan Amorim; Souza, Leonilia Gabriela Bandeira de; "A Ludicidade como Ferramenta para Construçãode Narrativas para Marcas", p. 110-119 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-09

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