Artigo - Open Access.

Idioma principal

A INTERVENÇÃO MUSICAL NO FORTALECIMENTO DO VÍNCULO MÃE-BEBÊ: UM INSTRUMENTO DE APOIO NO PROCESSO DE CUIDADOS DO ENFERMEIRO NEONATOLOGISTA

A INTERVENÇÃO MUSICAL NO FORTALECIMENTO DO VÍNCULO MÃE-BEBÊ: UM INSTRUMENTO DE APOIO NO PROCESSO DE CUIDADOS DO ENFERMEIRO NEONATOLOGISTA

Correia, Larissa Tenorio Andrade ; Silva, Edla Thatiane Caetano da ; Dias, Renise Bastos Farias ; Barbosa, Nirliane Ribeiro ;

Artigo:

Justificativa

O momento em que um recém-nascido (RN) é internado em uma Unidadede Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) é de grande importância para ocontato inicial entre mãe e filho e fortalecimento do vínculo entre os dois,por hora rompido no momento do nascimento. Dentre as possibilidades de atuaçãodo enfermeiro neonatal, existe o uso da intervenção musical como ferramentapara tentar reconstruir e restabelecer o vínculo entre mães e seus bebês.

 

Objetivo(s)

Identificar os efeitos da música aplicada à mãe durante o períodode hospitalização do RN em UCIN, por meio do conteúdo expresso em desenhos.

 

Método(s)

Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, aprovada peloCEP/UFAL sob nº 71255417.3.0000.5013. Foram realizadas intervenções musicaiscom as mães, que realizaram desenhos antes e após a intervenção musical, comoum mediador lúdico de expressão dos sentimentos maternos frente à internação deseu filho em UCIN, em busca do fortalecimento do vínculo mãe-bebê. Realizou-seanálise de conteúdo de Bardin. O estudo foi realizado com 11 puérperas, em umaMaternidade do agreste alagoano, incluindo as que estavam com filhoshospitalizados na UCIN e que tivessem participado da intervenção musical eexcluindo as que não conseguiram completar seus desenhos.

 

Resultado(s)

A partir dos desenhos e relatos maternos, foi possível construiras categorias: [1] O sentimento materno frente à hospitalização do recém-nascidoem UCIN: consequências da separação; [2] A música como fortalecimento devínculos; e [3] Forma das mães expressarem seus sentimentos através do desenho.Foi possível evidenciar que música e desenho são capazes de proporcionarbem-estar. A música tem a capacidade de acalmar, oferecendo acolhimento eajudando a fortalecer o vínculo mamãe-bebê. Os desenhos realizadospré-intervenção musical expressaram sentimentos como dor, culpa, medo etristeza. Pós-intervenção musical predominaram sentimentos de felicidade,superação, fé, esperança e da presença da música no contexto.

 

Conclusão (ões)

Aprática de enfermagem neonatal deve estar direcionada não somente para o RN emUCIN, mas para a mãe que se encontra em situação de fragilidade. Para isso, épreciso considerar acolhimento, escuta individualizada e de qualidade, tendosido evidenciado que a intervenção musical e o desenho são possíveisinstrumentos para esta abordagem.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-51

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Correia, Larissa Tenorio Andrade ; Silva, Edla Thatiane Caetano da ; Dias, Renise Bastos Farias ; Barbosa, Nirliane Ribeiro ; "A INTERVENÇÃO MUSICAL NO FORTALECIMENTO DO VÍNCULO MÃE-BEBÊ: UM INSTRUMENTO DE APOIO NO PROCESSO DE CUIDADOS DO ENFERMEIRO NEONATOLOGISTA", p. 101-102 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-51

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações