Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A interseção entre o artesanato e a cultura Makerno design de objetos cerâmicos

The intersection between craft and Maker culture in the design of ceramicobjects

Dolabella, Fernanda; Amorin, Wadson;

Artigo completo:

Este artigo apresenta os resultados obtidos em um Trabalho de Conclusão de Curso de Design deProduto da UEMG de 2019. O projeto em questão propôs o desenvolvimento de uma luminária a partirda interação entre a tecnologia presente no artesanato cerâmico – analógica – e a tecnologia digitaltípica da cultura Maker. O artigo aponta as possíveis integrações entre estes processos, de modo averificar as contribuições do design para o projeto e fabricação de produtos artesanais cerâmicosintegrados ao contexto produtivo do Movimento Maker. A contextualização da cultura Maker e suasferramentas produtivas, bem como sua relação com o artesanato na contemporaneidade sãoabordadas neste artigo. O desenvolvimento da prática experimental é registrado em etapas desde amodelagem digital até a obtenção do protótipo em material cerâmico. O objetivo é promover umdiálogo sobre o lugar do artesanato diante das novas formas de se pensar e de se produzir nacontemporaneidade.

Artigo completo:

This article presents the results obtained from a UEMG 2019 Product Design CourseConclusion Project. The project in question proposed the development of a luminaire based on theinteraction between the technology present in ceramic crafts - analog - and the typical digitaltechnology of Culture Maker. The article points out the possible integrations between these processes,in order to verify the contributions of Design to the project and manufacture of handmade ceramicproducts integrated into the productive context of the Maker Movement. The contextualization of theMaker Culture and its productive tools, as well as its relationship with handicraft in contemporary areaddressed in this article. The development of experimental practice is recorded in stages from digitalmodeling to obtaining the prototype in ceramic material. The objective is promoting a dialogue aboutthe place of handicrafts in the face of new ways of thinking and producing in contemporary times.

Palavras-chave: Design; cerâmica; artesanato; prototipagem rápida; cultura Maker,

Palavras-chave: Design; ceramic; handicraft; rapid prototype; Maker culture,

DOI: 10.5151/cid2020-08

Referências bibliográficas
  • [1] AMORIM, W.; DINIZ, M. C. Experimentações anológico-digitais no design de objetos cerâmicos. 2018. Projeto de pesquisa (Papq) Universidade do Estado de Minas Gerais, 2018.
  • [2] ANDERSON, Chris. Maker: a nova revolução industrial. Trad: Afonso Celso da Cunha Serra – Rio de Janeiro: Elsevier, 2012
  • [3] ATKISON, Paul. Orquestral monoeuvres in design. In: Abel, Bas Van et al.(eds) Open Design now: Why design cannot remain exclusive. Amsterdam: BIS Publishers, 24-33, 2011.
  • [4] BARROSO NETO, Eduardo. O que é artesanato – Primeiro módulo, s.n., 2000.
  • [5] BOYLE, David. Authenticity: Brans, Fake, Spin and the lust for real life. Nova Iorque: Ed.Harper Perennial, 2006.
  • [6] BORGES, Adélia. Design + Artesanato: o caminho brasileiro. São Paulo: Terceiro Nome, 2011.
  • [7] BRACANTE, Eldino da Fonseca. O Brasil e a cerâmica antiga. São Paulo: s.n., 1981.
  • [8] BUNNEL, Katie. Craft and digital technology.Disponível em: Acesso em 10 abr 2019.
  • [9] CAROLEI, Paula et al. Cultura Maker, Aprendizagem Investigativa por Desafios e Resolução de Problemas na SME-SP (Brasil). São Paulo: FLBrasil, 2016.
  • [10] CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Tradução de Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz eTerra, 2005.
  • [11] CELASCHI, Flaviano. Design e identidade: incentivo para o design contemporâneo. In: Moraes, D; Krucken, L; Reyes, Paulo (orgs.). Cadernos de Estudos Avançados em Design: Identidade. 2 ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 49-61, 2016.
  • [12] CULAU F. I. et al. Sustentabilidade: uma proposta de possibilidades estéticas e funcionais entre as linguagens do design e da cerâmica. In: Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Naturais e Tecnológicas, Santa Maria, v. 13, n. 2, p. 125-140, 20
  • [13] DIAS, Pedro João Jacinto da Silva. Design e auto-produção: novos paradigmas para o design de artefatos na sociedade pós-industrial. Tese (Doutorado em Belas Artes), Universidade de Lisboa, 2014.
  • [14] FRIGOLA, Maria Dolors Rios. Cerâmica.1. ed. Lisboa: Editorial Estampa, 2002.
  • [15] HATCH, Mark. The maker movement manifesto: rules for innovation in the new world of crafters, hackers, and tinkerers. New York: McGraw Hill Professional, 2013.
  • [16] HUMMELS, Caroline. Teaching attitudes, skills, approaches, structure and tools. In: Abel, Bas Van et al. (eds) Open Design now: Why design cannot remain exclusive. Amsterdam: BIS Publishers, 162-169, 2011.
  • [17] KOFF, William; GUSTAFSON, Paul. 3D Printing and the future of manufacturin. CSC slick Leading Edge recuero. Forum, USA, 2012.
  • [18] KRUCKEN, Lia. Competências para o design na sociedade contemporânea. In: Moraes, D.; KrucKen, L. (orgs.) Cadernos de Estudos Avançados em Design: Transversalidades. 2 ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 29-39, 2016.
  • [19] LÉVY, Pierre. O que é o virtual? .Trad: Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996.
  • [20] MCCULLOUGH, Malcolm. Abstracting Craft: The Practice Digital Hand . Londres: MIT Press, 1996.
  • [21] PENIDO, Eliana; COSTA, Silvia de Souza. Oficina: cerâmica. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 1999.
  • [22] RAHAMAN, Mohamed. Ceramic Process and Sintering. 2d. Nova Iorque: Marcel Dekker, 2017.
  • [23] RODRIGUES, Maria Regina. Cerâmica. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e à Distância, 2011.
  • [24] SCHNEIDER, B. Design, uma Introdução: o design do contexto social, cultural e econômico. São Paulo: Blucher, 2010.
  • [25] SILVEIRA, Fáwbio. Design & Educação: novas abordagens. In: MEGIDO, Victor Falasca (Org.). A Revolução do design:conexões para o século XXI. São Paulo: Editora Gente, 116-131, 2016.
  • [26] SHINER, Larry. Blurred Boundaries? Rethinking the concept of craft and its relation to art and design. Disponível em Acesso em 16 de maio 2019.
  • [27] STIKKER, Marleen. Introduction. In: Abel, Bas Van et al. (eds) Open Design now: Why design cannot remain exclusive. Amsterdam: BIS Publishers, 14-23, 2011.
Como citar:

Dolabella, Fernanda; Amorin, Wadson; "A interseção entre o artesanato e a cultura Makerno design de objetos cerâmicos", p. 94-109 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-08

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações