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A interpretação infantil de procedimentos ilustrados

Child interpretation of illustrated procedures

Peres, Rafaella Lopes Pereira; Vilar, Norminanda Montoya; Campello, Silvio Barreto;

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Este artigo é expansão de um resumo apresentado no V International Conference of the Image em Berlim, e é parte do estudo experimental de uma pesquisa de doutorado que tem como interesse principal a representação gráfica em procedimentos ilustrados para crianças. O texto tem como finalidade aprofundar a discussão sobre os dados de um estudo de recepção realizado em 2 escolas de Barcelona com crianças de 5 a 9 anos de idade, a partir de uma metodologia específica e um teste desenhado ad hoc. O estudo experimental envolveu grupos de discussão e questionários visuais, com a apresentação de 5 procedimentos ilustrados, e levantou uma série de apontamentos relevantes não só da relação das crianças com ilustrações em sequência, como também sobre o processo de interpretação infantil. De um modo geral, as observações e análises dos dados coletados propõem grande interesse infantil por esse tipo de material, assim como níveis de compreensão diferenciais de acordo com a etapa de desenvolvimento.

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This article is part of the experimental study of a doctoral research which main interest is the graphical representation of illustrated procedures for children. The text aims to further discuss the data from a study on reception conducted in two schools in Barcelona with children 5-9 years of age, from a specific methodology and an ad hoc designed test. The experimental study involved questionnaires and visual discussion groups, with the presentation of five illustrated procedures, and raised a number of relevant notes not only on the relationship of children in following illustrations, as well as on the interpretation of child process. In general, the observations and analysis of the collected data suggest large children''s interest in this type of material, as well as different levels of understanding according to their development stage.

Palavras-chave: representação gráfica, design da informação, comunicação visual, interpretação infantil,

Palavras-chave: graphical representation, information design, visual communication, child interpretation,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_127

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Como citar:

Peres, Rafaella Lopes Pereira; Vilar, Norminanda Montoya; Campello, Silvio Barreto; "A interpretação infantil de procedimentos ilustrados", p. 1072-1082 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_127

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