Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

A interpretação da imagem tátil pelo leitor cego: uma metodologia para coleta e análise de dados

Romani, Elizabeth ; Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar ;

Artigo completo:

Este artigo aborda processos metodológicosutilizados na coleta e análise de dados a partir da leitura háptica. A pesquisaobjetiva examinar procedimentos de avaliação da compreensão do leitor cegodiante de uma imagem tátil, na medida em que a questiona no atual contexto deprodução de livros táteis ilustrados. Para alcançar tal propósito foramdeterminadas as seguintes fases: seleção do objeto de estudo, tradução detextos em outras línguas para o português, preparação de protocolos depesquisa, designação da dinâmica dos encontros para leitura e, por fim, coletade dados. Deste modo, este trabalho pretende contribuir com a discussão sobre odesign de livros inclusivos e possíveis caminhos para a produção da imagemtátil.

Artigo completo:

Palavras-chave: Leitura háptica, livro tátil ilustrado, metodologia, leitor cego ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-007

Referências bibliográficas
  • [1] AMIRALIAN, M. L. T. M. 1997. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias. São Paulo: Casa do Psicólogo. BAUER, M. W. & GASKELL, G. (orgs). 2012. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Trad. Pedrinho Guareschi. 13 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes. BONANOMI, P. Costruire il piacere della lettura. In: QUATRARO, A (org.). Immagini da toccare: proposte metodologiche per la realizzazione e fruizione di illustrazioni tattili. Monza: Biblioteca Italiana per i Ciechi “Regina Margherita” ONLUS, 2004.
Como citar:

Romani, Elizabeth; Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar; "A interpretação da imagem tátil pelo leitor cego: uma metodologia para coleta e análise de dados", p. 67-76 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-007

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações