Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A INTERCULTURALIDADE NAS CANÇÕES PRESENTES EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE PLE

TONELLI, Fernanda ;

Artigo Completo:

Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a interculturalidade em materiais de ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). Nosso propósito é refletir sobre a forma como esses materiais exploram a cultura e a interculturalidade em atividades com canções. Para isso, selecionamos dois materiais didáticos de grande visibilidade no mercado internacional, “Avenida Brasil” e “Tudo bem?”. Ambos apresentam propostas de atividades com canções brasileiras para serem trabalhadas em sala de aula. Ao analisar essas propostas de atividades, buscamos responder as seguintes questões: (i) os materiais didáticos selecionados trabalham a canção dentro de uma perspectiva (inter)cultural? e (ii) qual é o foco dado ao trabalho com a canção nesses materiais? A canção foi selecionada como objeto de estudo neste trabalho por a considerarmos como a manifestação que melhor representa a pluralidade cultural existente em nosso país. Para analisarmos como se apresenta a questão intercultural nas canções em materiais didáticos de PLE, nos pautaremos no conceito de cultura (THOMPSON, 1995, (inter)culturalidade (BARBOSA, 2007) e a canção no ensino de línguas (GOBBI, 2001). Como resultado, pudemos observar que, embora os materiais declarem haver um cuidado no tratamento da cultura, quando se trata da canção, elemento por excelência representativo da cultura brasileira, não há qualquer referência a aspectos culturais, seja no material do aluno ou nas indicações ao professor. Por meio das atividades apresentadas, verifica-se que as propostas de trabalho com canções estão restritas ao estudo da língua de forma sistematizada e descontextualizada, sem relação da mesma com as culturas com as quais estão relacionadas. Como encaminhamento, de forma a contribuir para o trabalho “de” e “com” cultura em sala de aula, apresentaremos sugestões de como contemplar aspectos (inter)culturais no trabalho com as canções nesses materiais.

Artigo Completo:

Palavras-chave: : interculturalidade; canção; material didático,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-024

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. Língua além de cultura ou além de cultura, língua? Aspectos do ensino da interculturalidade. IN: CUNHA, M. J. C.; SANTOS, P. (orgs.). Tópicos em Português Língua Estrangeira. Brasília: Universidade de Brasília, 2002.
  • [2] _____. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2008.
  • [3] BARBOSA, L. M. de A. Concepção de língua e de cultura no ensino-aprendizagem de língua estrangeira. IN: SIGNORI, M. B. D; GATTOLIN, S. R. B.; MIOTELLO, V. (orgs.). Década – dez anos entre o aprender e o ensinar línguas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2007.
  • [4] BYRAM, M., GRIBKOVA, B., STARKEY, H. Developing the Intercultural Dimension in Language Teaching. A Practical Introduction for Teachers. Strasbourg: Council of Europe, 2002.
  • [5] DAMATTA, R. Conta de mentiroso: Sete ensaios de antropologia brasileira.2ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
  • [6] GOBBI, D. A música como estratégia de aprendizagem no ensino de língua inglesa. Dissertação (Mestrado em Linguística), Faculdade de Letras, Universidade federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
  • [7] LIMA, E. E. O. F., ISHIHARA, T., BERGWEILER, C. G. Novo Avenida Brasil 1: Curso Básico de Português para estrangeiros. São Paulo: EPU, 2012.
  • [8] OTUKI DE PONCE, M.H.; ANDRADE BURIM, S.R.B. & FLORISSI, S. Tudo Bem? Português para a nova geração. São Paulo: SBS, 2001
  • [9] OLIVEIRA PINTO. T. de. Som e música. Questões de uma Antropologia Sonora. Revista de Antropologia. São Paulo, no.1, 2001, vol. 44. Disponível em: . Acesso em: 05 de abr. de 2012.
  • [10] SANTOS ASENSI, J. Música maestro... Trabajando con música y canciones en el aula de español. Carabela, n. 41. Madrid: SGEL, 1997, pp. 129-152.
  • [11] THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Rio de janeiro: Editora Vozes, 1999.
Como citar:

TONELLI, Fernanda; "A INTERCULTURALIDADE NAS CANÇÕES PRESENTES EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE PLE", p. 288-301 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-024

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações