Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A Interatividade na Aprendizagem de Geometria Descritiva Através do Software HyperCAL3D

The Interactivity in Descriptive Geometry Learning Through HyperCAL3D Software

BIDONE, Kelly; GUGLIANO, Bruna Ferreira; SILVA, Régio Pierre da; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves; SILVA, Tânia Luisa Koltermann da;

Artigo:

Este artigo apresenta uma análise descritiva das formas de interação encontradas no softwareHyperCAL3D. Os critérios de análise utilizados foram os tipos de interação propostos por Moreno eMayer (2007) e Sims (1997), identificados com a realização de revisão bibliográfica. Foi elaborado umquadro comparativo com os tipos de interação para ambientes educacionais e funcionalidades dosoftware em questão, considerando a relação dos conceitos de design de interação e de interatividadecom o contexto de ensino-aprendizagem. A pesquisa apresenta também uma proposta dequestionário a ser realizada com alunos, a fim de verificar os resultados do quadro comparativo. Comoconclusão, o artigo indica que, por apresentar a maior parte dos tipos de interatividade levantados, osoftware favorece a eficácia da aprendizagem dos alunos de Geometria Descritiva, constituindoimportante ferramenta de apoio ao trabalho desenvolvido em sala de aula, entretanto, são apontadasalgumas formas de interatividade que ainda podem ser aperfeiçoadas.

Artigo:

This article presents a descriptive analysis of the interaction forms found in the HyperCAL3Dsoftware. The analysis criteria used were the types of interaction proposed by Moreno and Mayer(2007) and Sims (1997), identified through a bibliographic review. A comparative table was drawnup with the interaction types for educational environments and software functionalities,considering the relationship between the concepts of interaction design and interactivity with thelearning context. The research also presents a proposal of a questionnaire to be carried out withthe students, in order to verify the results of the comparative table. As a conclusion, the articleindicates that, because it presents most of the types of interactivity raised, the software favors theefficacy of the teaching of Descriptive Geometry, constituting an important tool to support the work developed in the classroom, however, they are pointed out some forms of interactivity that can still be improved.

Palavras-chave: design de interação; geometria descritiva; interatividade,

Palavras-chave: interaction design; descriptive geometry; interactivity,

DOI: 10.5151/ped2018-7.1_ACO_02

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

BIDONE, Kelly; GUGLIANO, Bruna Ferreira; SILVA, Régio Pierre da; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves; SILVA, Tânia Luisa Koltermann da; "A Interatividade na Aprendizagem de Geometria Descritiva Através do Software HyperCAL3D", p. 4980-4989 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-7.1_ACO_02

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações