Full Article - Open Access.

Idioma principal

A Inserção do Desenho Paramétrico em Estágios Iniciais do Curso de Arquitetura e Urbanismo a partir do Estudo de Superfícies Curvas

Vecchia, Luisa Félix Dalla; Brum, Valentina Toaldo; Silva, Gabriel Martins da; Silva, Adriane Borda Almeida da;

Full Article:

This paper makes a reflection on the consequences of the insertion of parametric design in teaching / learning processes regarding the study of curved surfaces in the context of training in architecture and urbanism. It shows how this insertion is happening in a discipline on graphic and digital geometry which takes place in the second semester and also the consequences it is bringing to the undergraduate architecture and urbanism course.

Full Article:

Palavras-chave: Parametric Design; Architectural training; Curved Surfaces; Teaching/Learning.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-sigradi2016-696

Referências bibliográficas
  • [1] Alves, G., Trujillo, J. (2015). Design Cibersemiótico: uma proposta metodológica para o ensino de Processos Digitais de Projeto. XIX Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital - SiGraDI 2015, Florianópolis, Brasil.
  • [2] Brum, V.; Félix, L.; Borda, A. (2015). O uso de técnicas de Desenho Paramétrico junto à prática de projeto no contexto da FAUrb/UFPel: Estudo de Caso. XXIV CIC - Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, Brasil.
  • [3] Brod, G., Pires, J., Borda, A. (2012). Um ensaio para inserção do conceito de processos generativos digitais em estágios iniciais da formação em arquitetura. XVI Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital - SiGraDI 2012, Fortaleza , Brasil.
  • [4] Leite, D. P., Martins, J. T. (2015). Processos projetuais emergentes: A utilização de Design Digital e Prototipagem Rápida aplicados em Extensão Universitária. XIX Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital - SiGraDI 2015, Florianópolis, Brasil.
  • [5] Oxman, R (2006). Theory and design in the first digital age. In: Design Studies 27. London: Elsevier.
  • [6] Passaro, A., Henriques, G. C. (2015). Abrigos Sensíveis, do método ao conceito, superando a instrumentalização. XIX Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital - SiGraDI 2015, Florianópolis, Brasil.
  • [7] Pires, J., Dalla Vecchia, L. F.; Borda, A. (2016). Tecnologias de Representação e Geometria Descritiva: Reflexões sobre um Repertório Docente Dirigido à Arquitetura. Revista Educação Gráfica, vol. 20, nº1
  • [8] Tramontano, M. (2015). Quando pesquisa e ensino se conectam: design paramétrico, fabricação digital e projeto de arquitetura. XIX Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital - SiGraDI 2015, Florianópolis, Brasil.
  • [9] Vasconselos, T., Borda, A., Dalla Vecchia, L. F. (2014). A parametrização como experiência prévia para a estruturação de métodos projetuais em arquitetura. XVIII Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital - SiGraDI 2012, Montevideo, Uruguai.
  • [10] Vaz, C. E. V., Celani, M. G. C. (2012). Gramáticas da forma e modelagem paramétrica – uma aplicação na área da arquitetura paisagística. XVI Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital - SiGraDI 2012, Fortaleza , Brasil.
Como citar:

Vecchia, Luisa Félix Dalla; Brum, Valentina Toaldo; Silva, Gabriel Martins da; Silva, Adriane Borda Almeida da; "A Inserção do Desenho Paramétrico em Estágios Iniciais do Curso de Arquitetura e Urbanismo a partir do Estudo de Superfícies Curvas", p. 238-243 . In: XX Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital [=Blucher Design Proceedings, v.3 n.1]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sigradi2016-696

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações