fevereiro 2016 vol. 2 num. 4 - GAMPI Plural 2015

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A Inovação nas Produções dos Programas de Pós‐graduação em Design no Brasil

The Innovation in the Productions of Post-Graduate Programs in Design in Brazil

DOLZAN, Jorge Elias; VELA, João Carlos; TRISKA, Ricardo;

Artigo Completo:

O presente artigo concentra-se nos programas de pós-graduação, em nível stricto sensu, do design no Brasil, visando caracterizar o que tem sido produzido e divulgado, a partir das dissertações disponibilizadas no portal da CAPES até o ano de 2014. O objetivo deste estudo portanto é traçar um panorama da inovação, nos programas de pós-graduação em design no Brasil. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se da pesquisa exploratória, e por meio da coleta dos dados, identificou os programas e mapeou suas produções. Com tais dados (palavras-chaves) foi possível desenvolver um painel indicando o perfil da produção científica dos programas pós-graduação em design no Brasil relacionados ao tema, inovação. Deste modo este estudo também tem pretensão instigar uma reflexão a respeito da relação entre tais programas e suas produções científicas.

Artigo Completo:

This article focuses on graduate programs in the strict sense level design in brazil, to characterize what has been produced and published, as of dissertations available on the website of capes by the year 2014. The goal therefore this study is to describe the present innovation in graduate programs in design in Brazil. As a research methodology, we used the exploratory research, and through data collection, the programs identified and mapped their productions. With such data (keywords) has been possible to develop a panel indicating the profile of the scientific production of graduate programs in design in brazil related to the theme, innovation. Thus this study has also claim instigate a reflection on the relation between such programs and their scientific productions.

Palavras-chave: pós-graduação, design, produção cientifica, inovação,

Palavras-chave: pos-graduate, design, scientific production, innovation,

DOI: 10.5151/despro-gamp2015-AC_T2_05

Referências bibliográficas
  • [1] CAPES – www.capes.gov.br Acesso em 1/Jul./2014.
  • [2] CNE – Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design. Resolução CNE/CES 5/2004. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de março de 2004, Seção 1, p. 24. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf acessado em 25/mar./2015.
  • [3] DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
  • [4] DROSTE, Magdalena. Bauhaus, 1919-1933. Koln: Benedikt Taschen, 2006.
  • [5] GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. São Paulo (SP): Atlas, 2010.
  • [6] IIDA, Itiro . Design, apesar de tudo!. In: V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2002, 2002, Brasília. Anais do P&D Design 2002. Rio de Janeiro: AEnD/BR, 2002.
  • [7] KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • [8] LAPOLLI, M. Vanzin T.; ULBRICHT, V. R. Organização da informação em narrativas infográficas na web voltadas para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Design da Informação. São Paulo, v.11, n.1 (2014), p.36-49.
  • [9] LÜDKE, Menga. Influências cruzadas na constituição e na expansão do sistema de pósgraduação stricto sensu em educação no Brasil. (Depoimentos). Revista Brasileira de Educação. Set /Out /Nov /Dez 2005. no. 30. p. 117-181.
  • [10] MOZZOTA, B . Borja de, Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. trad: Ribeiro, Lene Belon. Porto Alegre, Ed: Bookman, 2011.
  • [11] PEREIRA, M. G. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 20 384 p.
  • [12] SUCUPIRA, Newton. Definição dos cursos de pós-graduação. Publicado em 03/12/1965. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Parecer_CESU_977_1965.pdf Acessado em 14/Jul./2014.
  • [13] TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987
Como citar:

DOLZAN, Jorge Elias; VELA, João Carlos; TRISKA, Ricardo; "A Inovação nas Produções dos Programas de Pós‐graduação em Design no Brasil", p. 144-152 . In: Anais do GAMPI Plural 2015 [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.4]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-gamp2015-AC_T2_05

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações