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A informação de moda sem gênero nas mídias sociais: o sujeito contemporâneo enquanto agente no processo de construção do vestuário

The information of fashion without gender in social media: the contemporary subject as agent in the process of construction of clothing

Leite, Iracema Tatiana Ribeiro ; Waechter, Hans ;

Artigo completo:

O presente artigo tem o objetivo apresentar as mídias sociais como fonte de informação e disseminação da moda sem gênero, trazendo o olhar para o Instagram como objeto de estudo para construção e manifestações das identidades de gênero representadas através do vestuário. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, utilizando-se o hashtag (#) como ferramenta de busca de imagens para comunicação de moda. As imagens apresentadas são descritas observando-se o conteúdo de moda e as configurações da linguagem visual e verbal, traçando em paralelo com as teorias de gênero e alguns autores que se debruçam para contribuir para as pesquisas de moda e as construções das identidades. O resultado da pesquisa traz a teoria da Performatividade proposta por Judith Butler como base para se compreender os simbolismos da relação da roupa com a construção do sujeito, mostrando não apenas a relação das marcas de moda e consumo, mas também as trocas simbólicas existentes entre as marcas e os usuários que as seguem.

Artigo completo:

This article aims to present social media as a source of information and dissemination of fashion without gender, bringing the Instagram as an object of study for the construction and manifestations of gender identities represented through clothing. The methodology used is qualitative research, using hashtag (#) as a tool for searching images for fashion communication. The images presented are described by observing the fashionable content and verbal and visual language settings, drawing in parallel with gender theories and some authors who focus on contributing to fashion research and identity constructions. The result of the research brings the theory of Performativity proposed by Judith Butler as a basis for understanding the symbolism of the relation of clothes to the construction of the subject, showing not only the relation of fashion brands and consumption, but also the symbolic exchanges between the brands and the users who follow them.

Palavras-chave: Informação de moda, mídias sociais, gênero,

Palavras-chave: Fashion information, social media, gender,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0352

Referências bibliográficas
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Como citar:

Leite, Iracema Tatiana Ribeiro; Waechter, Hans; "A informação de moda sem gênero nas mídias sociais: o sujeito contemporâneo enquanto agente no processo de construção do vestuário", p. 356-367 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0352

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