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A infografia voltada aos Recursos Educacionais Abertos (REAs): um design aberto em potencial

The infographics focused on Open Educational Resources (OERs): a potential open design

Benedet, Lara Souza ; Gonçalves, Berenice Santos ;

CIDI:

Este artigo analisa se o design de infográficos voltado aos Recursos Educacionais Abertos (REAs) pode se constituir enquanto design aberto. Para responder a essa questão, após uma breve revisão sobre o design aberto e o processo de design em REAs, foi realizada uma análise da experiência prática da trilha Formação Docente para Educação de Jovens e Adultos, com foco no processo de criação e cadastro de infográficos. Os resultados foram analisados utilizando um metamodelo de design, com ênfase nas dimensões de Produção e Licenciamento. As autoras observaram que seis das dez diretrizes consideradas foram plenamente atendidas, enquanto duas foram atendidas parcialmente e duas não foram atendidas. A partir da análise, foi corroborada a perspectiva de que o design de infográficos para REAs pode se constituir como design aberto, uma vez que a abertura foi considerada uma escala contínua, e não binária. Além disso, foi destacado o potencial dos infográficos como uma forma de apresentar, traduzir e organizar conhecimentos produzidos por outros especialistas, abrindo portas no campo do Design da Informação para a reflexão sobre o modo como os infográficos são produzidos, disponibilizados e documentados, especialmente no contexto da educação.

CIDI:

This article analyzes whether the design of infographics aimed at Open Educational Resources (OERs) can be constituted as an open design. To answer this question, after a brief review of open design and the design process in OERs, an analysis of the practical experience of the Formação Docente para Educação de Jovens e Adultos learning path was carried out, focusing on the process of creating and registering infographics. The results were analyzed using a design metamodel, with emphasis on the Production and Licensing dimensions. The authors observed that six of the ten guidelines considered were fully met, while two were partially met and two were not met. Based on the analysis, the perspective that the design of infographics for OERs can be constituted as an open design was corroborated, since the opening was considered a continuous scale, and not a binary one. In addition, the potential of infographics as a way of presenting, translating and organizing knowledge produced by other specialists was highlighted, opening doors in the field of Information Design for reflection on the way in which infographics are produced, made available and documented, especially in the context of education.

Palavras-chave: design aberto, recursos educacionais abertos, infografia,

Palavras-chave: open design, open educational resources, infographics,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-32_647088

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Como citar:

Benedet, Lara Souza; Gonçalves, Berenice Santos; "A infografia voltada aos Recursos Educacionais Abertos (REAs): um design aberto em potencial", p. 490-501 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-32_647088

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