Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas

Revisão de Literatura - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A INFLUÊNCIA PSICOSSOCIAL DA ACNE NA ADOLESCÊNCIA E SEUS CUIDADOS

A INFLUÊNCIA PSICOSSOCIAL DA ACNE NA ADOLESCÊNCIA E SEUS CUIDADOS

Lacerda , Tayla Figueiredo ; Romanielo , Ana Flávia Resende ; Domaszak, Nathália Barbetta ; Martins , Nicole Rodrigues ; Araújo, Tierry Allan Macedo ;

Revisão de Literatura:

"INTRODUÇÃO: A acne é uma dermatose inflamatória dos folículos pilossebáceos,que representa até 85% das queixas dermatológicas em consultórios médicos e émais comum nos adolescentes. Os padrões hormonais da puberdade são osprincipais fatores desencadeantes. É classificada em não inflamatória – grau I(predominam os cravos) e acne inflamatória (lesões mais avermelhadas com pus)– graus II, III e IV. Apesar de não comprometer gravemente a saúde, prejudicao bem-estar e desenvolvimento emocional do indivíduo, com diminuição daautoestima e a modificações comportamentais. Além disso, a adolescência é umperíodo de transformações físicas e psíquicas, com extrema necessidade deagradar outrem, tornando o jovem susceptível às potenciais repercussõespsicológicas da acne. O tratamento dela é importante pois, quando eficaz, écapaz de reduzir os níveis de ansiedade e depressão nos jovens afetados.OBJETIVOS: Demonstrar o atual impacto psicossocial da acne nos adolescentes,salientando os cuidados adequados com a pele e como minimizar o quadro.MÉTODOS: Realizou-se pesquisa nas bases de dados eletrônicos Scielo, PubMed eno Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira dePediatria (SBP). As palavras-chave buscadas foram “acne”, “adolescência” e“psicossocial”. Os critérios de inclusão foram: 1) acne e adolescência e 2)impacto psicossocial da acne. Após o levantamento, os dados foram organizadose discutidos. RESULTADOS: Vários fatores influenciam o surgimento da acne –anticoncepcionais androgênicos, estresse, falta de higiene, SOP –, sendo aalteração hormonal a principal, aumentando o tamanho da glândula sebácea ecausando acúmulo do sebo no folículo pilo-sebáceo. Com relação ao impactopsicológico, um estudo mostrou que a depressão é 2 a 3 vezes mais prevalentenos doentes com acne (8,8%) comparado com a população geral. Outro estudorevelou que 70% de 4597 doentes com acne afirmaram ser vítimas de rejeiçãosocial. A SBP recomenda: lavar o rosto apenas 2 vezes ao dia, evitar espremeras espinhas e sempre utilizar filtro solar. Além disso, estudos mostram que otratamento correto está associado a melhoria dos sintomas depressivos e daansiedade. CONCLUSÃO: Na atualidade, onde os adolescentes buscam padrões debeleza como pele perfeita, a estética tem grande influência nos tratamentosvisto que os cuidados na fase inicial do quadro acneico evitam possíveiscomplicações – cicatrizes e distúrbios psicológicos."

Revisão de Literatura:

-

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2019-60

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Lacerda , Tayla Figueiredo ; Romanielo , Ana Flávia Resende; Domaszak, Nathália Barbetta; Martins , Nicole Rodrigues; Araújo, Tierry Allan Macedo ; "A INFLUÊNCIA PSICOSSOCIAL DA ACNE NA ADOLESCÊNCIA E SEUS CUIDADOS", p. 549-551 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2019-60

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações