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A INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO EM DESIGN

Araújo, Sharlene Melanie Martins de; Nunes, Cristina Colombo; Sousa, Richard Perassi Luiz de;

Artigo Completo:

Este artigo trata da busca por conhecimentos sobre a influência direta dos elementos e dos sistemas da natureza nos processos atuais de percepção, ensino e projetação na educação em Design. O interesse pela relação entre Design e natureza é, por exemplo, manifesto na área de estudos em Biônica, que considera os sistemas naturais como fonte de soluções para a área de Design. A outra abordagem aqui considerada indica a doutrina filosófica denominada “Naturalismo” e, também, o “naturalismo” como estilo de representação e composição. Em certa medida, a abordagem naturalista é oposta ao princípio idealista-racionalista da tradição em Design, que foi inaugurado na escola alemã Bauhaus. Em princípio, a posição naturalista na educação em Design propõe uma postura observacional, intuitiva e experimentalista, opondo-se ao idealismo-racionalista da tradição. Contudo, a tradição racionalista deve ser ainda considerada na aplicação da geometria e da tecnologia nos processos de organização e adequação da inspiração natural nos projetos e processos de Design. Portanto, indica-se neste artigo a necessidade de aplicação dos recursos racionalistas no processo educacional de Design que é baseado na abordagem naturalista.

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Palavras-chave: Biônica; Ensino de Design; Naturalismo.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0248

Referências bibliográficas
Como citar:

Araújo, Sharlene Melanie Martins de; Nunes, Cristina Colombo; Sousa, Richard Perassi Luiz de; "A INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO EM DESIGN", p. 2894-2906 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0248

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