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A influência dos apelos visuais em embalagens alimentícias para crianças e a decisão de compra dos pais: Um estudo sob a ótica do design da informação

The influence of visual appeals on food packaging for children and the purchase decision of parents: a study from the point of view of information design

Gomes, Amanda Rutiquewiski ; Spinillo, Carla Galvão ;

Artigo completo:

Uma abundância de apelos visuais são empregados em embalagens de alimentos nos dias de hoje, sobretudo em produtos com baixo teor nutricional, que podem contribuir para problemas causados por uma má alimentação. Quando essas mercadorias são direcionadas a crianças, o uso de apelos pode se tornar prejudicial devido ao crescente número de casos de obesidade infantil. Desse modo, este artigo busca a influência de apelos visuais em embalagens de alimentos para crianças a partir de um estudo analítico de produtos do tipo e de um questionário com pais e responsáveis. Para isso, foram coletados 76 amostras em supermercados de Curitiba/Paraná para serem investigadas sob o âmbito do design da informação. Já o questionário foi realizadas com 13 participantes com filhos entre 2 e 12 anos. Os resultados obtidos revelaram que todas as amostras coletadas empregavam pelo menos um tipo de apelo visual, sobretudo imagens como de personagens famosos. Nas respostas dos pais, a maioria relatou que costumam comprar certos alimentos em razão do pedido de seus filhos e não levam em conta as diferentes técnicas de apelo. Por outro lado, os mesmos responderam acreditar que as crianças desejam o alimento pedido por causa desse tipo de tática. Assim, é possível inferir que os apelos visuais chamam a atenção do público infantil em produtos alimentícios e conclui-se que os pais são influenciados indiretamente por eles. Por fim, destaca-se que esses apelos ainda precisam continuar sendo explorados na área de design da informação.

Artigo completo:

An abundance of visual appeals are employed in food packaging today, especially in products with low nutritional content, which can contribute to problems caused by poor diet. When these foods are targeted at children, the use of appeals can become harmful due to the increasing number of cases of childhood obesity. Thus, this article researches the influence of visual appeals on food packaging for children through an analytical study and also a questionnaire with parents and caregivers. For this, 76 products were collected in supermarkets in Curitiba/Paraná/Brazil to be investigated under the scope of information design. The questionnaire was carried out with 13 participants with children between 2 and 12 years old. The results obtained revealed that there was at least one type of visual appeal in all collected samples, especially images such as famous characters. In the responses of the parents, most reported that they usually buy certain foods because their children request it and do not take into account the different techniques of appeal. On the other hand, the participants responded that they believe that children crave the requested food because of this type of tactic. Thus, it is possible to infer that visual appeals attract children's attention to food products and it is concluded that they influence parents indirectly. Finally, it should be noted that these appeals still need to be explored in the area of information design.

Palavras-chave: embalagem de alimentos, apelos visuais, decisão de compra, alimentação infantil, design da informação,

Palavras-chave: food package, visual appeals, purchase decision, infant feeding, information design,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-6.0036

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Como citar:

Gomes, Amanda Rutiquewiski; Spinillo, Carla Galvão; "A influência dos apelos visuais em embalagens alimentícias para crianças e a decisão de compra dos pais: Um estudo sob a ótica do design da informação", p. 2582-2588 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-6.0036

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