Artigo - Open Access.

Idioma principal

A Influência do Pé Direito e Técnicas Arquitetônicas no Conforto Térmico nas Edificações

Martins, Adriana P. R. ; Paiva, Phelippe M. de ; Muniz, Diogo H. ; Kodama, Daniela S. ; Garcia, Mariana Ferreira Martins ; Silva, André Luiz Alves da ;

Artigo:

Hoje a ANEEL enfrenta sérios problemas para conseguir suprir a demanda de energia de norte a sul do país, chegando quase a colapso nos horários de pico.Sabendo que o consumo de energia do Brasil se configura da seguinte forma: consumo industrial 44%, residência 25%, comercial 16% e outros15% (PROCEL, 2003), percebe-se a necessidade da tomada de ações para fazer com que os setores industrial e residencial reduzam seus gastos por serem os consecutivos maiores consumidores.Grande parte dos gastos desses setores estão anexados ao uso de climatizadores artificiais para promover a convecção interna e consequentemente o conforto, sabendo que, para Fisbhen (2009) “A convecção se constitui de movimentos de massas fluidas, trocando de posição”. Então esse conforto poderia ser alcançado com uso de métodos naturais e construtivos para proporcionar essas trocas de massas sem o uso de equipamentos, o que já pouparia uma parcela considerável de energia nesses setores.Seguindo os desajustes apontados (elevado consumo energético e falta de conforto térmico na maioria das residências brasileiras), esse trabalho tem como primeira estância a realização de um estudo quantitativo e qualitativo da viabilidade das construções de pés direito mais altos (maior que o padrão de 2,80 m), para constatar os resultados da eficiência energética alcançada.Assim, tendo como objetivo geral de avaliar o conforto térmico em ambiente residencial em função da altura do pé direito e técnicas de conforto térmico em regiões com clima quente.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-8entec-001

Referências bibliográficas
  • [1] FISBHEN, Marcos. Transmissão de Calor, 2009. Disponível em: Andlt;http://www.desconversa.com.br/fisica/tag/conveccao/Andgt;. Acesso em: abr. 2014.
  • [2] MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Balanço Energético Nacional 2013. Brasília: Ministério de Minas e Energia. 2013. 284 p.
  • [3] PROGRAMA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Eletrobrás/Procel premia municípios que se destacaram em eficiência energética. Informativo Eletrobrás do Programa Nacional e Conservação de Energia Elétrica. Rio de Janeiro, v. 67. p. 1-4. 200
Como citar:

Martins, Adriana P. R.; Paiva, Phelippe M. de; Muniz, Diogo H.; Kodama, Daniela S.; Garcia, Mariana Ferreira Martins; Silva, André Luiz Alves da; "A Influência do Pé Direito e Técnicas Arquitetônicas no Conforto Térmico nas Edificações", p. 1-2 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-001

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações