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A INFLUÊNCIA DA NARRAÇÃO NA COMPREENSÃO DA MENSAGEM: UMA ANÁLISE RETÓRICA DA PROPAGANDA “MUDANÇA” DO ITAÚ

Leite, Hana Luzia de Abreu; Silva, Othon César Vasconcelos; Miranda, Eva Rolim; Waechter, Hans da Nóbrega;

Artigo Completo:

A informação visual sequencial sem palavras geralmente exige maior desempenho do usuário. Experiência e repertório são necessários para uma melhor interpretação da mensagem. Mediante este questionamento, este trabalho pretende compreender a influência da narração na compreensão da mensagem por meio de ações sequenciadas de emojis (ícones digitais da comunicação eletrônica) da propaganda “Mudança” do banco Itaú. Realizou-se um comparativo retórico da compreensão informacional, com e sem influência da narração (jingle/áudio), entre usuários especialistas (designers) e não especialistas (não-designers). Para isso foram abordados estudos dos campos do Design da Informação, Quadrinhos e Retórica Visual. Constatou-se que o nível verbal, por meio da narração do jingle, pode apresentar diferentes tipos de influências na interpretação da informação a depender da sua construção retórica.

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Palavras-chave: narração; ação; retórica visual; emoji; usuário.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0401

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Como citar:

Leite, Hana Luzia de Abreu; Silva, Othon César Vasconcelos; Miranda, Eva Rolim; Waechter, Hans da Nóbrega; "A INFLUÊNCIA DA NARRAÇÃO NA COMPREENSÃO DA MENSAGEM: UMA ANÁLISE RETÓRICA DA PROPAGANDA “MUDANÇA” DO ITAÚ", p. 4661-4672 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0401

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