Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

A INFLUÊNCIA DA LIGNINA NAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS DA SOLUÇÃO DE VISCOSE

COSTA, D. V. B. ; SILVA, F. S. ; CALADO, V.M.A. ; BARRETO, D. ;

Artigo:

Soluções de viscose foram preparadas utilizando o método Rayon, que consiste na alcalinização da celulose, seguida de uma etapa de xantanização e posterior dissolução em soda cáustica. Foi estudada a influência da carga de lignina proveniente do bagaço de cana-de-açúcar nas propriedades reológicas dessas soluções. Foram utilizados dois reômetros rotacionais e diferentes geometrias para realizar os ensaios dinâmico e transiente da solução de viscose pura. Também foram efetuados ensaios estacionários da solução com e sem adição de lignina, tendo sido testadas diferentes proporções da mesma. Todos os ensaios foram realizados em temperatura ambiente, com uma frequência de rotação de 1 Hz e espaçamento de 1 mm. Os resultados mostraram que a viscose pura apresenta a característica de um fluido pseudoplástico. A adição de lignina nas diferentes proporções preservou essa propriedade do fluido. Observou-se que a viscosidade aumentou consideravelmente com o aumento da concentração da lignina, fato esperado pela adição de carga à solução.

Artigo:

Palavras-chave: celulose, xantato, Rayon,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-06-em-106

Referências bibliográficas
  • [1] BRINO, R. Ciência das fibras: Viscose. Faculdade de Tecnologia de Americana (FATEC-AM). Disponível em: Andlt;http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe09wAF/viscose Andgt; Acesso em: 22 de setembro de 2013.
  • [2] EDISON, C. Fluidos Reopéticos e Tixotrópicos. Disponível em: Andlt;http://carlosedison.blogspot.com.br/2013/04/fluidos-reopeticis-e-tixotropicos.htmlAndgt; Acesso em: 12 de novembro de 2013
  • [3] NASCIMENTO, D. L., et al. Perfil Lignocelulósico de Línter de Algodão. 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ)
  • [4] SILVA, F. S. (2011), Projeto final de curso de graduação: “Aproveitamento da Lignina para Obtenção de Fibra de Carbono”. Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Como citar:

COSTA, D. V. B.; SILVA, F. S.; CALADO, V.M.A.; BARRETO, D.; "A INFLUÊNCIA DA LIGNINA NAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS DA SOLUÇÃO DE VISCOSE", p. 694-700 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-06-em-106

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações