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A influência da cor de objetos lúdicos para crianças com autismo sob a perspectiva de familiares e profissionais de apoio

A influência da cor de objetos lúdicos para crianças com autismo sob a perspectiva de familiares e profissionais de apoio

LIRA, Mateus Marley Santos de; ACIOLY, Angélica de Souza Galdino; TORRES, Myrla Lopes;

Artigo:

Para as crianças com autismo, os objetos desempenham uma participação considerável em fatores de desenvolvimento social, motor e psíquico, proporcionando subsídios para que estes consigam interpretar o mundo à sua maneira. Quando os usuários de objetos são crianças e, sobretudo, autistas, os requisitos de projeto devem ser revisados e implementados para proporcionar qualidade de uso e conforto. A exemplo destes objetos, que podem proporcionar interação direcionada ao entretenimento e desenvolvimento da criança autista, são os objetos lúdicos. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um levantamento realizado sobre a relação de crianças com autismo e os objetos lúdicos, considerando a influência exercida pela cor no Design desses objetos, sob a perspectiva dos familiares e profissionais de apoio. A pesquisa foi desenvolvida utilizando o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos (GODP), sendo uma das etapas o levantamento junto a uma amostra de familiares e profissionais de apoio às crianças autistas. Desta forma, os resultados apresentados correspondem a uma relação entre as percepções dos familiares e profissionais de apoio a respeito da cor dos objetos lúdicos na interação das crianças com autismo.

Artigo:

Para as crianças com autismo, os objetos desempenham uma participação considerável em fatores de desenvolvimento social, motor e psíquico, proporcionando subsídios para que estes consigam interpretar o mundo à sua maneira. Quando os usuários de objetos são crianças e, sobretudo, autistas, os requisitos de projeto devem ser revisados e implementados para proporcionar qualidade de uso e conforto. A exemplo destes objetos, que podem proporcionar interação direcionada ao entretenimento e desenvolvimento da criança autista, são os objetos lúdicos. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um levantamento realizado sobre a relação de crianças com autismo e os objetos lúdicos, considerando a influência exercida pela cor no Design desses objetos, sob a perspectiva dos familiares e profissionais de apoio. A pesquisa foi desenvolvida utilizando o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos (GODP), sendo uma das etapas o levantamento junto a uma amostra de familiares e profissionais de apoio às crianças autistas. Desta forma, os resultados apresentados correspondem a uma relação entre as percepções dos familiares e profissionais de apoio a respeito da cor dos objetos lúdicos na interação das crianças com autismo.

Palavras-chave: transtorno do espectro autista; aspectos sensoriais; objetos lúdicos; cor; design,

Palavras-chave: transtorno do espectro autista; aspectos sensoriais; objetos lúdicos; cor; design,

DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-19

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

LIRA, Mateus Marley Santos de; ACIOLY, Angélica de Souza Galdino; TORRES, Myrla Lopes; "A influência da cor de objetos lúdicos para crianças com autismo sob a perspectiva de familiares e profissionais de apoio", p. 290-303 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-19

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