Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

Trabalhos selecionados para publicação apenas - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A influência da adição de HVO no diesel no desempenho do lubrificante: um estudo de caso

The Influence of HVO Addition in Diesel on Lubricant Performance: A Case Study

LONGHI, Giuliano Manera ; BARRETO, Pâmela Fernandes de Oliveira ; LIMA, Pedro Vedolin ; MARINHO, Jean Cesar dos Santos ; PFAFFENZELLER, Rodrigo Affonso ; FERREIRA, Yan Gomes ; FREITAS, Lucas Freitas de Lima e ;

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

Com o cenário das mudanças climáticas e a transição energética em foco, uso de biocombustíveis no setor de transporte ganha destaque. Entre estes biocombustíveis, o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) se destaca como uma alternativa promissora devido à sua semelhança química com o diesel tradicional, diferentemente do biodiesel que traz uma maior severidade no desempenho do óleo lubrificante. Nesse sentido, este estudo se propõe a investigar o impacto da adição de HVO ao Diesel B14 na performance dos óleos lubrificantes para motores diesel. Uma análise de campo foi conduzida em caminhões no parque aeroportuário do Galeão, no Rio de Janeiro, comparando o desempenho dos óleos lubrificantes em veículos abastecidos com diesel S10 B14 e diesel S10 B14 com a adição de 10% de HVO. Os resultados da primeira fase indicaram que a inclusão de 10% de HVO não teve efeito negativo no desempenho do lubrificante, sendo possível manter o intervalo de troca padrão quanto sua performance. Próximas etapas incluirão a avaliação da viabilidade de estender o intervalo de troca além do impacto da combinação do uso de HVO e lubrificantes premium.

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

In the context of climate change and the ongoing energy transition, the utilization of biofuels in the transportation sector has become increasingly prominent. Among these biofuels, Hydrotreated Vegetable Oil (HVO) stands out as a particularly promising option due to its chemical similarity to traditional diesel, in contrast to biodiesel, which presents greater challenges for lubricating oil performance. Therefore, this study aims to investigate the effects of adding HVO into Diesel B14 on the performance of lubricating oils designed for diesel engines. In this regard, a field test was conducted on trucks at the Galeão airport in Rio de Janeiro, comparing the performance of lubricating oils in vehicles fueled with Diesel S10 B14 and Diesel S10 B14 with 10% of HVO. Initial results indicated that the addition of 10% of HVO had no negative impact on lubricant performance, making it possible to maintain the standard drain interval for its performance. Next steps will include evaluating the possibility to work with extended drain interval beyond the impact of the combination of HVO and premium lubricants.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/simea2025-PAP106

Referências bibliográficas
  • [1] SCIENCE & INFORMATION FOR A CLIMATE-SMART NATION. Climate Change: Global Temperature. Disponível em: https://www.climate.gov/news-features/understanding-climate/climate-change-global-temperature. Acesso em: 15 de abril de 2025.
  • [2] UNITED STATES ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY. Sources of Greenhouse Emissions. Disponível em: https://www.epa.gov/ghgemissions/sources-greenhouse-gas-emissions. Acesso em: 15 de abril de 2025.
  • [3] WORLD BIOENERGY ASSOCIATION. 11TH Global Bioenergy Statistics Report Summary. Disponível em: https://www.worldbioenergy.org/uploads/241023%20GBS%20Report%20Short%20Version.pdf. Acesso em: 15 de abril de 2025.
  • [4] INTERNATIONAL ENERGY AGENCY. Renewables 2024: Analysis and forecast to 2030.Disponívelem:https://iea.blob.core.windows.net/assets/17033b62-07a5-4144-8dd0-651cdb6caa24/Renewables202pdf. Acesso em: 15 de abril de 2025.
  • [5] NEVES, Thais Juliane; HARDER, Marcia Nalesso Costa. Diesel verde: a nova era dos biocombustíveis em uma revisão. Bioenergia em Revista: Diálogos (ISSN: 2236-9171), v. 11, n. 2, 2021.
  • [6] ARANDA, D. Biocombustíveis, Diesel Verde, Biodiesel.
  • [7] MILANEZ, Artur Yabe et al. Biodiesel e diesel verde no Brasil: panorama recente e perspectivas. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, v. 28, n. 56, set. 2022, p. [41]-71.
  • [8] AATOLA, Hannu et al. Hydrotreated vegetable oil (HVO) as a renewable diesel fuel: trade-off between NOₓ, particulate emission, and fuel consumption of a heavy duty engine. SAE International Journal of Engines, v. 1, n. 1, p. 1251-1262, 2009.
  • [9] NO, Soo-Young. Application of hydrotreated vegetable oil from triglyceride based biomass to CI engines–A review. Fuel, v. 115, p. 88-96, 2014.
  • [10] DIMITRIADIS, Athanasios et al. Evaluation of a hydrotreated vegetable oil (HVO) and effects on emissions of a passenger car diesel engine. Frontiers in Mechanical Engineering, v. 4, p. 7, 2018.
  • [11] HARTIKKA, Tuukka; KURONEN, Markku; KIISKI, Ulla. Technical performance of HVO (hydrotreated vegetable oil) in diesel engines. SAE Technical Paper, 2012.
  • [12] SZETO, Wai; LEUNG, Dennis YC. Is hydrotreated vegetable oil a superior substitute for fossil diesel? A comprehensive review on physicochemical properties, engine performance and emissions. Fuel, v. 327, p. 125065, 2022.
  • [13] AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS. Painel Dinâmico do Mercado de Lubrificantes. Disponível em: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/paineis-dinamicos-da-anp/paineis-dinamicos-do-abastecimento/painel-dinamico-do-mercado-brasileiro-de-lubrificantes. Acesso em: 15 de abril de 2025.
  • [14] MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. Transporte Rodoviário de Cargas – TRC. Disponível em: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transporte-terrestre/transporte-rodoviario-de-cargas. Acesso em 15 de abril de 2025.
  • [15] CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE. Pesquisa CNT perfil empresarial 2024: transporte rodoviário interestadual de passageiros. Brasília: CNT, 2024.
  • [16] SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC. Frota de caminhões no país atinge 2,18 milhões de unidades em 2023. Disponível em: https://smabc.org.br/frota-de-caminhoes-no-pais-atinge-218-milhoes-de-unidades-em-2023/. Acesso em 15 de abril de 2025.
  • [17] ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES. Anuário da Indústria Automobilística Brasileira 2025. Disponível em: https://anfavea.com.br/site/wp-content/uploads/2025/04/DIGITAL-ANUARIO-2025altafinal_compressed-1.pdf. Acesso em 15 de abril de 2025.
  • [18] MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. PORTARIA INTERMINISTERIAL MME/MMA Nº 4, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2023. Diário Oficial da União, 29/12/2023, Edição: 247-C, Seção: 1 - Extra C, página 147.
  • [19] SMITH, John A., and JOHNSON, William B. (2020). Industrial Borescopy: Principles and Practices. Journal of Mechanical Engineering, vol. 25, no. 2, 2020, pp. 45-62.
Como citar:

LONGHI, Giuliano Manera; BARRETO, Pâmela Fernandes de Oliveira; LIMA, Pedro Vedolin; MARINHO, Jean Cesar dos Santos; PFAFFENZELLER, Rodrigo Affonso; FERREIRA, Yan Gomes; FREITAS, Lucas Freitas de Lima e; "A influência da adição de HVO no diesel no desempenho do lubrificante: um estudo de caso", p. 556-564 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP106

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações