Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS ERGONÔMICOS NO DESIGN DE EMBALAGENS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

THE IMPORTANCE OF ERGONOMIC ASPECTS IN PACKAGING DESIGN: A STUDY BIBLIOMETRIC

SILVA, João Carlos Riccó Plácido da ; TRABACHINI, Taty Any Mizoguchi ; PASCHOARELLI, Luis Carlos ;

Artigo:

O design de embalagens evoluiu expressivamente nas últimas décadas e compõem um mercado cada vez mais exigente. Seus diferentes aspectos podem ser um fator decisivo na comercialização e uso dos produtos. A ergonomia da embalagem é um aspecto de grande interesse, pois pode contribuir diretamente em diferentes atributos, tais como segurança e usabilidade. Este estudo objetivou analisar o quanto tem sido estudado os aspectos ergonômicos no design de embalagens. A partir de um levantamento bibliométrico, foi possível identificar a demanda da ergonomia no design de embalagens (estrutural ou visual), e o quanto essa questão pode influenciar a opinião e preferência dos usuários.

Artigo:

The packaging design has evolved significantly in recent decades and make up an increasingly demanding market. Its different aspects can be a deciding factor in the marketing and use of products. The ergonomics of the package is an aspect of great interest because it can contribute directly to different attributes such as security and usability. This study aimed to analyze how much has been studied ergonomic aspects in packaging design. From a bibliometric survey, it was possible to identify the ergonomics of demand in packaging design (structural or visual), and how this question can influence opinion and preference of users

Palavras-chave: Design, Ergonomia, Embalagem, Design,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/15ergodesign-16-E021

Referências bibliográficas
  • [1] DONDIS, D. A. A sintaxe da imagem visual. Barcelona: Editora Gustavo Gili, 1997.
  • [2] ENGEL, J.; BLACKWELL, R.; MINIARD, P. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
  • [3] GOMES FILHO, J. Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
  • [4] MARTINS, L.B. Andamp; MORAES, A. Ergonomia Informacional: Algumas Considerações sobre o Sistema Humano-mensagem Visual. In Gestão da Informação na Competitividade das Organizações. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2002.
  • [5] MESTRINER, F. Design de embalagem: curso básico. São Paulo: Makron Books, 2001.
  • [6] MILTON, H. Packaging Design. Londres: The Design Council, 1991.
  • [7] MOURA, R. e BANZATO, J. Embalagem, unitização e conteinerização. 3ª ed. São Paulo: IMAM, 2000.
  • [8] PASCHOARELLI, L.C. e BONFIM, G.H.C. Ergonomics and interfaces of traditional
  • [9] information systems – Packaging. Infodesign. 10 (03): 313-322. 2013.
  • [10] SANTOS, R. e CASTRO, V. Uma proposição sistêmica para o desenvolvimento de embalagens. In: RAE. São Paulo, 1998.
  • [11] SILVA, C. R. L. Instruções das embalagens de consumo: um estudo. In 2º Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: Senac. 2005.
  • [12] STRUNCK, Gilberto L. Identidade Visual – A direção do Olhar. Rio de Janeiro: Europa, 1989.
Como citar:

SILVA, João Carlos Riccó Plácido da; TRABACHINI, Taty Any Mizoguchi; PASCHOARELLI, Luis Carlos; "A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS ERGONÔMICOS NO DESIGN DE EMBALAGENS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO", p. 519-526 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15ergodesign-16-E021

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações