Maio 2018 vol. 4 num. 3 - Colóquio Internacional de Design 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A importância da materioteca como apoio ao ensino de design

The importance of the “materioteca” as a support to the teaching of design

Neves, Hemili Luize ; Pagnan, Andreia Salvan ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta o projeto da implantação de um acervo de materiais utilizados na joalheria na Universidade do Estado de Minas Gerais, no campus da Escola de Design. O acervo tem como objetivos apresentar informações e características de materiais em produção no mercado, proporcionar aos alunos contato tátil com os materiais, auxiliar os professores como ferramenta de apoio, auxiliar os alunos na escolha do material ideal para seu projeto, além de promover novas descobertas. Existem iniciativas implantadas em território nacional e internacional que visam aproximar estudantes, profissionais e fornecedores, que são classificadas em três diferentes categorias: comercial, independente e acadêmico. Algumas dessas iniciativas não são gratuitas e possuem plataforma somente no meio virtual, dificultando assim o acesso rápido às informações desejadas. No Brasil temos os exemplos da Materioteca do Centro Universitário FEEVALE e a i-Materia da Unisinos, ambas no estado do Rio Grande do Sul, que atuam nos campos da graduação e pós-graduação com acervo disponível para consulta. O artigo também apresenta a relevância do acervo de materiais no meio acadêmico assim como importância da escolha do material ideal durante um projeto de design. O levantamento de modelos de materiotecas existentes tanto nacional como internacionalmente servem de parâmetros para e diretrizes para a implantação na Escola de Design da UEMG, tanto para o setor de gemas e joias quanto para desmembramentos para os setores de moda e design de produto, atendendo não apenas à graduação como também às pós-graduações. O projeto visa à utilização do design de materiais como apoio ao ensino de nível superior.

Artigo Completo:

This article presents the project of implanting a collection of materials used in jewelry at the State University of Minas Gerais, on the campus of the School of Design. The collection aims to present information and characteristics of materials in production in the market, provide students with tactile contact with materials, assist teachers as a support tool, assist students in choosing the ideal material for their project, and promote new discoveries . There are initiatives implemented in national and international territory that aim to bring together students, professionals and suppliers, which are classified into three different categories: commercial, independent and academic. Some of these initiatives are not free and have a platform only in the virtual environment, making it difficult to quickly access the desired information. In Brazil we have the examples of the Materioteca of the University Center FEEVALE and the i-Materia of Unisinos, both in the state of Rio Grande do Sul, that work in the fields of graduation and postgraduate with available collection for consultation. The article also presents the relevance of the collection of materials in the academic environment as well as the importance of choosing the ideal material during a design project. The survey of models of existing materials, both nationally and internationally, serve as parameters for and guidelines for the implantation in the UEMG School of Design, both for the gems and jewels sector and for dismemberments for the fashion and product design sectors, Only to undergraduate as well as postgraduate students. The project aims to use the design of materials as support for higher education.

Palavras-chave: materioteca; design; materiais,

Palavras-chave: materioteca; design, materials,

DOI: 10.5151/cid2017-02

Referências bibliográficas
  • [1] ANDRADE, Lucas Veras de; BRUNA, Dayane; SALES, Weslayne Nunes de. Classificação: uma análise comparativa entre a Classificação Decimal Universal-CDU e a Classificação Decimal de Dewey–CDD. 2012.
  • [2] DANTAS, Denise; BERTOLDI, Cristiane Aun. Sistema de catalogação e indexação de amostras de materiais orientado a projetos de design para uso em materiotecas. DATJournal Design Art and Technology, v. 1, n. 2, p. 62-75, 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2017
  • [3] DANTAS, Denise; BERTOLDI, Cristiane Aun; TARALLI, Cibele H. Materialize: acervo de materiais para a economia criativa. development, v. 3, p. 9.
  • [4] LIBRELOTTO, Lisiane Ilha; FERROLI, Paulo Cesar. Sistema de classificação e seleção dos materiais: leitura integrada de amostras físicas e catálogos virtuais em materioteca com ênfase na aplicação da ferramenta FEM e análise da sustentabilidade. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade, v. 3, n. 2, p. 119-133, 2016.
  • [5] Mateco: Loja de materiais ecológicos. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017.
  • [6] Materia Brasil. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017.
  • [7] Material Connexion: A SANDOW Company. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 201
  • [8] Materio: A biblioteca de materiais que seus projetos merecem. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017.
  • [9] Materioteca: Biblioteca de materiais. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017.
  • [10] SILVA, EA da; KINDLEIN, Jr. W. Materioteca: Um Sistema Informacional e Perceptivo de Seleção de Materiais. In: 7º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design-P&D. 2006. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2017.
  • [11] Texas Architecture: The University os Texas at Austin. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017.
  • [12] Unisinos: Escola da Indústria Criativa. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017.
  • [13] Università Luav di Venezia: Sistema Dei Laboratori. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017.
Como citar:

Neves, Hemili Luize; Pagnan, Andreia Salvan; "A importância da materioteca como apoio ao ensino de design", p. 16-28 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, ISBN: cid2017
DOI 10.5151/cid2017-02

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações