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A imagem em movimento numa escola de design

The Moving Image in a Design School

GEIGER, Noni ; Adjunta, Professora ; MARTINS, Marcos ;

Artigo:

Historicamente, a ‘imagem dinâmica’ esteve ligada ao ensino de design, ainda que de modo não protagonista, na produção e currículo de escolas como a Bauhaus e a HfG-Ulm. No currículo da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) – herdeira das concepções pedagógicas dessas escolas alemãs – a imagem em movimento consta de forma incipiente, sem uma disciplina exclusivamente dedicada a ela. Apesar desta lacuna, um número expressivo de projetos de alunos evidencia a relevância deste campo na Escola. Este artigo explora as implicações pedagógicas dessa produção através de dois estudos de caso: um projeto de final de curso realizado em 2020, e outro desenvolvido em uma disciplina de projeto em design da interação, em 2015. Através do exame desses dois exemplos, sugerimos, é possível o reconhecimento da pertinência da inclusão efetiva da imagem em movimento no âmbito de uma pedagogia contemporânea do design.

Artigo:

Historically, the 'dynamic image' was linked to the teaching of design, although not in a prominent way, in the production and curriculum of schools like the Bauhaus and the HfG-Ulm. In the curriculum of the School of Industrial Design (ESDI) - heir to the pedagogical conceptions of these German schools - the moving image appears in an incipient way, without a discipline exclusively dedicated to it. Despite this lack, a significant number of student projects show the relevance of this field in the School. This article explores the pedagogical implications of this production through two case studies: an end-of-course project carried out in 2020, and another developed in an interaction design project discipline, in 2015. Through the examination of these two examples, we suggest, it is possible to recognize the pertinence of the effective inclusion of the moving image within a contemporary design pedagogy.

Palavras-chave: Design e arte; Ensino em design; Imagem em movimento; Narrativa e não-narrativa; Questões de gênero.,

Palavras-chave: Design and Art; Design Education; Gender Issues; Moving Image; Narrative and non-narrative.,

DOI: 10.5151/ped2022-4968662

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Como citar:

GEIGER, Noni; Adjunta, Professora; MARTINS, Marcos; "A imagem em movimento numa escola de design", p. 2926-2945 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4968662

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