Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

A imagem e o discurso na educação sexual: uma aproximação teórico-analítica

Borba, Marina ; Ramires, Vicentina ; Parreira , Suzana ;

Artigo completo:

Este artigo apresenta uma análisetécnico-interpretativa de imagens presentes em materiais gráficos de educaçãosexual. Esses materiais, voltados para crianças e adolescentes, são utilizadoscomo instrumentos de auxílio educacional e estão disponíveis no mercadobrasileiro. A imagem é um recurso gráfico comumente utilizado em livros didáticose carrega consigo significados e discursos. A pesquisa apontou relações entreos elementos gráficos com as marcas ideológicas dos discursos. Para tanto foirealizada uma análise imagética baseada na teoria da Analise do Discurso e no modelode Análise Gráfica proposto por Ashwin. Os resultados foram discutidossumariamente com base em um quadro comparativo das análises visando a possibilidadede perceber as prováveis relações visuais da ideologia e da linguagem gráfica.Este trabalho pretende aplicar o design da informação no entendimento dofuncionamento do discurso imagético, levando em consideração o público ao qualse destina (adolescentes) e também a importância do tema, que para muitos é polêmicoe até proibido.

Artigo completo:

Palavras-chave: Discurso imagético, análise gráfica, livros didáticos e paradidáticos, educação sexual,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-029

Referências bibliográficas
  • [1] ANTUNES, Celso. 2012. O uso inteligente dos livros didáticos e paradidáticos. São Paulo: Paulus. ASHWIN, Clive. 1979. The ingredients of style in contemporary illustration: a case study. Information Design Journal, n. 1, p. 51–67. 1979. AZEVEDO, E.; SPINILLO, C. 2005. A representação gráfica de advertências em instruções visuais: Necessidade de futuras pesquisas. In: Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: SBDI.
Como citar:

Borba, Marina; Ramires, Vicentina; Parreira , Suzana; "A imagem e o discurso na educação sexual: uma aproximação teórico-analítica", p. 307-315 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-029

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações