artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A Identidade Cultural da Tribo Yawanawá no Design dos Produtos

The Cultural Identity of the Yawanawá Tribe in Product Design

GHASEMI BOROON, Mahshid; MAGALHÃES VIANA, Dianne;

artigo:

Neste artigo, foi estudado o papel da identidade cultural no design de produto, considerando a cultura, crenças, técnicas e materiais dos Yawanawá. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na qual foram estudadas as definições e implicações da cultura e do design e a interação entre elas. E em seguida, examinados os produtos baseados na cultura Yawanawá para avaliar a potencialidade do design baseado na cultura. O objetivo deste artigo é verificar a partir do estudo da cultura Yawanawá a possibilidade de desenvolvimento de novos produtos e o papel do designer nessa tarefa. Isso pode contribuir para o desenvolvimento do design brasileiro e também aproximar diferentes culturas. De fato, os países multiculturais podem ser mais poderosos no design de base cultural, já que a linguagem é a mesma e a comunicação entre diferentes culturas pode ser mais fácil.

artigo:

In this paper, the role of cultural identity in product design was studied, considering the culture, beliefs, techniques and materials of the Yawanawá. In order to do that, a bibliographical research was carried out in which the definitions and implications of the culture and the design and the interaction between them were studied. Then the products based on Yawanawá culture were examined to assess the potentiality of culture-based design. The purpose of this study is to verify if the use of Yawanawá culture can be a pathway towards the application of different cultures in the design of products. This can contribute to the development of Brazilian design and also bring people together by introducing different aspects of their cultures to other parts of the country. In fact, multicultural countries can be more powerful in cultural-based design, since the language is the same and communication between different cultures may be easier.

Palavras-chave: Identidade cultural, Design de Produtos, Yawanawá,

Palavras-chave: Cultural identity, Product Design, Yawanawá,

DOI: 10.5151/ped2018-4.2_ACO_02

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

GHASEMI BOROON, Mahshid; MAGALHÃES VIANA, Dianne; "A Identidade Cultural da Tribo Yawanawá no Design dos Produtos", p. 2995-3004 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.2_ACO_02

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações