Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas

Trabalho Epidemiológico - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E SUA PREVALÊNCIA EM PACIENTES IDOSAS, EM 2012, NO ESTADO DE GOIÁS

A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E SUA PREVALÊNCIA EM PACIENTES IDOSAS, EM 2012, NO ESTADO DE GOIÁS

Sanches, Maria Eduarda de Cássia ; Leão, Isadora Ferreira ; Silva, Letícia Macedo Puccinelli ; Andrade, Carolina de Paula ; Lima, Laura Gomes ;

Trabalho Epidemiológico:

"INTRODUÇÃO: As mulheres da atualidade assumiram outras atividades. Além decuidar da prole, esposo e familiares idosos, adquiriram os encargos que antesse destinavam ao homem: trabalho fora do lar e responsabilidades financeiras.Também adotaram costumes típicos do sexo masculino: dietas irregulares,tabagismo, etilismo e sedentarismo. Devido à maior comprometimento do sexofeminino pela responsabilidade financeira da casa, aumentaram os níveis deestresse, ansiedade, piora da qualidade de vida, e surgimento de um estilocotidiano prejudicial. OBJETIVO: identificar a epidemiologia dos casosdiagnosticados de hipertensão, no estado de Goiás, em indivíduos com idadeigual ou superior a 60 anos, comparando a prevalência no sexo feminino.MÉTODOS: trata-se de um estudo epidemiológico realizado mediante à consulta aoDATASUS, foram analisados os dados referentes ao ano de 2012 (único ano cujosdados completos estão disponíveis até o momento). A pesquisa foi elaborada apartir de dados obtidos no item “informações de saúde”, subitem“epidemiológicas e morbidade”, grupo “Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA)”.Utilizou-se como critério de diferenciação as variáveis faixa etária, sexo,ano de diagnóstico e UF de notificação. RESULTADOS: no período amostrado,foram diagnosticados 2543 casos de hipertensão em indivíduos do sexomasculino, com idade igual ou superior a 60 anos, em contrapartida foramnotificados 3431 casos em indivíduos do sexo feminino, nessa mesma faixaetária. CONCLUSÃO: A predominância de número de casos de hipertensão arterialem indivíduos do sexo feminino impõe à equipe de saúde inúmeros desafios,dentre eles: elaborar e implementar campanhas públicas de prevençãoespecíficas para esta população, bem como desenvolver uma prática profissionalcapaz de atender as especificidades da doença nessas pacientes.Palavras-chave: idosas, epidemiologia, perfil de saúde, hipertensão arterial,prevalência."

Trabalho Epidemiológico:

_

Palavras-chave: _,

Palavras-chave: _,

DOI: 10.5151/cesmed2019-2

Referências bibliográficas
  • [1] _
Como citar:

Sanches, Maria Eduarda de Cássia ; Leão, Isadora Ferreira ; Silva, Letícia Macedo Puccinelli ; Andrade, Carolina de Paula ; Lima, Laura Gomes ; "A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E SUA PREVALÊNCIA EM PACIENTES IDOSAS, EM 2012, NO ESTADO DE GOIÁS", p. 3-4 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2019-2

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações