Setembro 2019 vol. 6 num. 1 - X Encontro Científico de Física Aplicada

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A física e a química no Enem mediadas pelo Diagrama V: uma proposição metodológica

A física e a química no Enem mediadas pelo Diagrama V: uma proposição metodológica

Xavier, L. A. ; Scherrer Neto, J. I ; Carvalho Filho, J. R. N. ; Segatto, B. R. ; Rodrigues, C. F. ; Xavier, M. G. ; Oliveira, B. C. ;

Artigo completo:

O presente artigo relata o uso do Diagrama V, que é a mimetização do método científico para alavancar a qualidade da preparação dos alunos da educação básica no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O uso dessa nova metodologia ativa se deu por meio de oficinas pedagógicas para que os educandos pudessem obter maior conhecimento e fluência dos elementos constitutivos do diagrama. Em anos anteriores, ao adotar a tecnologia digital, com o uso dos Podcasts na preparação dos alunos, o resultado obtido apontou para a necessidade de acertos. Foram realizadas duas oficinas, a primeira com abordagem sobre o Enem, explorando os competências e habilidades, mercado de trabalho e currículo Lattes e a segunda para orientar no preenchimento do Diagrama V, desempacotando o conhecimento contido nas questões do Enem na área de ciências da natureza. Os materiais utilizados durante o processo foram computadores, data show, celulares dos educandos, sites, folhas A4, entre outros. Os alunos das três séries do ensino médio que utilizaram o diagrama na preparação se sentiram mais confiantes. Portanto, pode-se inferir que a nova metodologia se revela promissora, pois os alunos perceberam a importância da sistematização do conhecimento por meio do método científico.

Artigo completo:

The present article reports the use of Diagram V, which is the mimicry of the scientific method to leverage the quality of the preparation of students from basic education to the National High School Examination (Enem). The use of this new active methodology was done through pedagogical workshops so that the students could obtain more knowledge and fluency of the constituent elements of the diagram. In previous years, when adopting digital technology with the use of podcasts in the preparation of students, the result obtained pointed to the need for some adjustments. Two workshops were held: the first with an Enem approach, exploring competences and skills, labor market and Lattes curriculum, and the second to guide the completion of Diagram V, unpacking the knowledge contained in Enem's science nature. The materials used during the process were computers, data show, cell phones, web sites, A4 sheets, among others. Students in the three high school grades who used the diagram in the preparation felt more confident. Therefore, it can be inferred that the new methodology proves promising, since the students realized the importance of the systematization of knowledge through the scientific method.

Palavras-chave: Enem, Diagrama V, Oficina Pedagógica,

Palavras-chave: Enem, Diagram V, Pedagogical Workshop,

DOI: 10.5151/ecfa2019-06

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Como citar:

Xavier, L. A.; Scherrer Neto, J. I; Carvalho Filho, J. R. N.; Segatto, B. R.; Rodrigues, C. F.; Xavier, M. G.; Oliveira, B. C.; "A física e a química no Enem mediadas pelo Diagrama V: uma proposição metodológica", p. 21-26 . In: Anais do X Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/ecfa2019-06

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