Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

A Fotomontagem e o Design

Diniz, Paulo ; Cunha, Paulo ;

Artigo completo:

Este artigo pretende analisar a relação da fotomontagem como ferramentade elaboração de imagens para definir conceitos e ideias. Como ferramenta, afotomontagem liga o princípio da montagem na elaboração de imagens e ideias emmeios mecânicos, como fotografia e cinema, aliando a isso novas formas deprodução do design gráfico em propaganda e revistas. O principal movimento queelevou a fotomontagem à categoria de produção de ideias foi o ConstrutivismoSoviético, vanguarda das primeiras décadas do século XX cujo princípionorteador era a incorporação da lógica maquinicista na produção artística efundindo o design à arte e vice-versa. 

Artigo completo:

Palavras-chave: Fotomontagem, Design, Arte,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-119

Referências bibliográficas
  • [1] ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. A dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. BENJAMIM, Walter. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. Editora Brasiliense, 2010. BENJAMIM, Walter. O arutor como produtor. In Obras escolhidas, vol. 1: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura, trad. Sérgio Paulo Rouanet, São Paulo: Editora Brasiliense, 1985; 3ª Ed., 1987, 253 pp.
Como citar:

Diniz, Paulo; Cunha, Paulo; "A Fotomontagem e o Design", p. 1262-1266 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-119

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações