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A FOTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DE LINGUAGEM MATERIAL DO PERSONAGEM DE ANIMAÇÃO

Senna, Marcelus Gaio Silveira de; Gamba Junior, Nilton Gonçalves;

Artigo Completo:

Este artigo visa refletir sobre a utilização da fotografia no processo de desenvolvimento do design de personagens. Para atingir os objetivos propostos, optou-se pela comparação dos processos do designer de personagens Nate Wragg com os processos de produção dos ilustradores Boris Vallejo, James Gurney e Norman Rockwell. Busca-se responder à questão de qual seria o uso possível da fotografia no processo de design de personagem para animação por meio do reconhecimento dos processos metodológicos dos profissionais e da comparação entre esses diferentes processos. A fundamentação teórica sobre a linguagem material vem basicamente do cineasta e semiólogo italiano Pier Paolo Pasolini. Também é utilizado o semiólogo francês Roland Barthes para a avaliação da fotografia no processo de produção tanto da ilustração quanto do design de personagens.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design de personagem; ilustração; concept art; animação.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0128

Referências bibliográficas
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Como citar:

Senna, Marcelus Gaio Silveira de; Gamba Junior, Nilton Gonçalves; "A FOTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DE LINGUAGEM MATERIAL DO PERSONAGEM DE ANIMAÇÃO", p. 1513-1521 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0128

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