Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A Formação Profissional do Pesquisador de Experiência do Usuário

The Professional Training of User Experience Researcher

ALMEIDA, Bruna Milam ; FREITAS, Sydney Fernandes de ; SANTOS, Fernanda Mendes de Vuono ;

Artigo:

Com o crescimento do campo de experiência do usuário (UX), surgiram diversas funções, dentre as quais destaca-se o pesquisador de UX. Por se tratar de uma função recente, não há um padrão quanto a educação destes profissionais e grande parte do conhecimento relativo à UX é adquirido por meio de cursos online, livros e artigos. No Brasil, cursos livres estão formando novos pesquisadores. O presente artigo tem como finalidade discutir caminhos possíveis para o desenvolvimento das competências necessárias ao pesquisador de UX. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com professores de cursos livres com o objetivo de identificar as principais competências a serem desenvolvidas durante a formação do pesquisador de UX. Os resultados revelam seis competências relacionadas às atividades de investigação, projeto e negócios. Ao fim, o debate sobre a formação e o desenvolvimento de competências se dá a partir da reflexão sobre a natureza da atividade do pesquisador de UX.

Artigo:

With the growth of the user experience (UX) field, several roles have emerged, among which the UX researcher stands out. As it is a recent role, there is no standard regarding the education of these professionals and much of the knowledge related to UX is acquired through online courses, books and articles. In Brazil, open courses are training new researchers. The purpose of this article is to discuss possible paths for the development of the necessary competences for the UX researcher. Semi-structured interviews were applied with professors of open courses in order to identify the main skills to be developed during the training of the UX researcher. The results reveal six competencies related to research, project and business activities. In the end, the debate on the formation and development of competences takes place from the reflection on the nature of the UX researcher's activity.

Palavras-chave: Competências; Experiência do Usuário; Formação profissional.,

Palavras-chave: Competences; User Experience; Professional training.,

DOI: 10.5151/ped2022-3742725

Referências bibliográficas
  • [1] BAXTER, Mike. Projeto de Produto: Guia Prático para o Desenvolvimento de Novos Produtos. [1a. edição 1998.] 3a reimpressão. São Paulo: Blücher, 2005, pp.122 173
  • [2] FÁTIMA, Isabela de. Panorama UX Research 2020. UX Collective, [s. l.], 14 jun. 2021. Disponível em: https://brasil.uxdesign.cc/panorama-ux-research-2020-b6f94cc9c47c. Acesso em: 16 set. 2021.
  • [3] FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o Conceito de Competência. Revista de Administração Contemporânea, [s. l.], v. 5, ed. spe, p. 183-196, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010. Acesso em: 14 abr. 2021.
  • [4] LESLIE, Carolina. Panorama UX: O mercado de UX em um ano pandêmico. UX Collective, [s. l.], 7 abr. 2021. Disponível em: https://brasil.uxdesign.cc/panoramaux-o-mercado-de-ux-em-um-ano-pand%C3%AAmico-c3a881a4717f. Acesso em: 16 set. 2021.
  • [5] MEDEIROS, Mário. Lógicas das competências: Perspectivas para o Currículo em Ação. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales: Niñez y Juventud, [s. l.], ano 2016, v. 14, ed. 2, p. 1031-1040, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.11600/1692715x.1421021041 Acesso em: 4 nov. 2021.
  • [6] NIELSEN, Jakob. A 100-Year View of User Experience. Nielsen Norman Group, [s. l.], 24 dez. 2017. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/100-years-ux/. Acesso em: 19 nov. 2021.
  • [7] NORMAN, Donald Arthur; VERGANTI, Roberto. Incremental and Radical Innovation: Design Research vs. Technology and Meaning Change. Design Issues, [s. l.], v.30, ed. 1, p. 78-96, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1162/DESI_a_00250. Acesso em: 24 nov. 2021.
  • [8] PILLAN, Margherita; VARISCO, Laura; PAVLOVIC, Milica. Sounding the Fuzzy Edge between Research Insights, Design Hints, and Design Concepts. The International Journal of Design Management and Professional Practice, [s. l.], v. 14, ed. 4, p. 23-39, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18848/2325-162X/CGP/v14i04/23-39. Acesso em: 13 mar. 2021.
  • [9] SEKHRI, Alwyn. Foundational UX Research—Process Best Practices. In: HCI in Business, Government and Organizations. Information Systems and Analytics, IV International Conference, 2019, Orlando. Anais eletrônicos... Orlando: Springer, 201 p. 126-140. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-22338-0_10. Acesso em: 13 mar. 2021.
  • [10] YARGIN, Gülşen Töre; SÜNER, Sedef; GÜNAY, Aslı. Modelling User Experience: Integrating User Experience Research into Design Education. In: International Conferences Interfaces and Human Computer Interaction, 2018, Madri. Anais eletrônicos... Madri: 2018. p. 26-34.
Como citar:

ALMEIDA, Bruna Milam; FREITAS, Sydney Fernandes de; SANTOS, Fernanda Mendes de Vuono; "A Formação Profissional do Pesquisador de Experiência do Usuário", p. 6046-6056 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3742725

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações