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A forma como conteúdo: O caso de Irma Boom

Souza, Eduardo A.; Oliveira, Gabriela A. F.; Miranda, Eva Rolim; Coutinho, Solange Galvão; Filho, Gentil Porto; Waechter, Hans da Nóbrega;

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Conjugando o paradigma do design da informação àabordagem formal no design de livros, argumentamos que a designer holandesaIrma Boom realiza uma síntese das duas perspectivas em seus projetos gráficos.A partir da revisão bibliográfica de teóricos do design da informação,estabelecemos seus princípios, objetivos, parâmetros e procedimentos e oscomparamos com os do Formalismo Russo – movimento literário moderno –, por fimidentificando que a prática de Irma Boom expande a linguagem projetual e aspossibilidades de significação do livro enquanto objeto. Por conseguinte, avalorização do medium (o livro) contribui para o diálogo entre forma econteúdo, elaborando um conceito de forma mais completo e autônomo.  

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Palavras-chave: Design da informação, Formalismo Russo, design de livros, forma, medium,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-015

Referências bibliográficas
  • [1] Artigos em revistas acadêmicas/capítulos de livros ANY, Carol em CRAIG, Edward. Routledge Encyclopedia of Philosophy. Vol. 8: Questions – Sociobiology. London, New York: Routledge, 1998. BOGO, Marc Barreto. A coleção particular da Cosac Naify: explorações sensíveis do gusto do livro. 30 jun, 2014. 226p. Dissertação – Universidade de São Paulo. 2014.
Como citar:

Souza, Eduardo A.; Oliveira, Gabriela A. F.; Miranda, Eva Rolim; Coutinho, Solange Galvão; Filho, Gentil Porto; Waechter, Hans da Nóbrega; "A forma como conteúdo: O caso de Irma Boom", p. 162-171 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-015

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