Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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A experiência imersiva dos óculos de realidadevirtual

The immersive experience of virtual reality glasses

Sá, Manuel Henrique dos Santos Alves de;

Artigo completo:

O presente artigo é relativo a análise comparativa dos óculos de realidade virtual e das suascontribuições para a otimização da experiência imersiva do usuário. A pesquisa remota feita compessoas que utilizam a tecnologia foi fundamental, afim de averiguar qual dos dois artefatospropostos, Oculus Rift ou Playstation VR, seria o mais relevante no quesito imersão. Os artefatospossuem a mesma finalidade: promover uma maior concentração do jogador no ambiente propostopelo jogo, fazendo com que se sinta parte daquela história. Entender a evolução cronológica eergonômica dos artefatos que utilizam a realidade virtual, assim como as variantes dessa tecnologia,serviu para enriquecer o presente estudo.

Artigo completo:

This article is about the comparative analysis of virtual reality glasses and theircontributions to optimize the user's immersive experience. A remote survey carried out with peopleusing the technology was essential, considering that two types of proposed artifacts, Oculus Rift orPlaystation VR, would be more relevant in the case of immersion. The artifacts have the samepossibility: promote a greater concentration of the player in the environment controlled by the game,making the syntax part of the story. Create a chronological and ergonomic evolution of artifacts thatuse virtual reality, such as variants of this technology, services to enrich the present study.

Palavras-chave: RV; imersão; interação; artefato; tecnologia,

Palavras-chave: VR; immersion; interaction; artifact; technology,

DOI: 10.5151/cid2020-06

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Como citar:

Sá, Manuel Henrique dos Santos Alves de; "A experiência imersiva dos óculos de realidadevirtual", p. 62-77 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-06

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