Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A Experiência do Usuário em plataforma da Economia do Compartilhamento: Adaptação de coleta de dados para contexto de distanciamentos sociais

User Experience in Sharing Economy Platforms: adapting data collection in times of social distancing

COSTA, Ana Carolina Ribeiro Ferreira da ; VELLOSO, Leandro Manuel Reis ;

Artigo:

Utilizando-se do conceito de economia do compartilhamento de Tom Slee (2019), no qual novos negócios que se utilizam da internet para conectar fornecedores e consumidores, selecionamos uma plataforma digital de corretagem imobiliária para investigação da experiência do usuário ao utilizar seus serviços, uma vez que, o user experience (UX) é encarado como estratégia de diferenciação de mercado. A partir da ferramenta storytelling, adaptada para o contexto de distanciamento social na pandemia do SARS-CoV-2, usuários narraram suas experiências com a plataforma. A adaptação da aplicação da ferramenta foi feita via Whatsapp e revelou-se eficiente para mapeamentos qualitativos rápidos. Foram coletadas seis narrativas, com as quais obteve-se visão bastante geral sobre a experiência de uso, pontos de dor e benefícios destacados. Os resultados corroboram com a literatura: tais plataformas não modificam substancialmente a natureza do negócio ou do serviço que prestam. Em essência, tornam os processos mais agradáveis e atrativos às pessoas.

Artigo:

Using the concept created by Tom Slee (2019) about the sharing economy, a new business that uses the internet to connect providers and consumers, a real estate digital platform was selected to investigate its user experience, once that kind of digital platform uses UX as market differentiation strategy. Adapting a data collection tool, storytelling, to the contexts of social distancing imposed by SARS-CoV-2 pandemic, users were asked to tell their experiences in using the digital platform. The adjustment made by using the app Whatsapp, proved efficient to quick mapping of users' experiences. Six narratives were analyzed resulting in a general view, points of pain and most appealing benefits of the chosen platform. As pointed out in the literature, this kind of digital platform doesn't substantially change the business or services they provide. In essence, the platform adapts the process in a way it gets more appealing and enjoyable for customers.

Palavras-chave: experiência do usuário, economia do compartilhamento, storytelling.,

Palavras-chave: user experience; sharing economy; storytelling.,

DOI: 10.5151/ped2022-2898489

Referências bibliográficas
  • [1] CARDONI, N. C.; CHIRELLI, M. Q.; PIO, D. A. M. Grupo focal com residentes multiprofissionais no contexto da pandemia COVID-19: Relato de experiência. New Trends in Qualitative Research, 8, p. 18–25, 202
  • [2] DAVLEMBAYEVA, D.; PAPAGIANNIDIS, S.; ALAMANOS, E. Sharing economy: Studying the social and psychological factors and the outcomes of social exchange. Technological forecasting and social change, 158, 2020.
  • [3] DE REUVER, M.; SØRENSEN, C.; BASOLE, R. C. The digital platform: a research agenda. Journal of Information Technology Impact, 33, p. 124–135. 2017.
  • [4] DU, H. Design strategy of shared economy product and service system from the perspective of user experience. In: International Conference on E-Commerce and Internet Technology, ECIT 2020, p. 288–291, 2020.
  • [5] FLICK, U. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookmark, 2004.
  • [6] GOMEZ RUIZ, E.; et al. Building a program that rewards and gives back to drivers. In: Conference on Human Factors in Computing Systems - Proceedings. Association for Computing Machinery, 2020.
  • [7] GRABHER, G.; VAN TUIJL, E. Uber-production: From global networks to digital platforms”. Environment and Planning A, 52(5), p. 1005–1016, 2020.
  • [8] HENRIQUES, C.; PILAR, D.; IGNÁCIO, E. UX research com sotaque brasileiro: o sobre como fazer pesquisas com usuários no Brasil sem apegos acadêmicos ou erros do mercado. Porto Alegre: Regina Beatriz Vargas, 2020.
  • [9] HOLTZBLATT, K.; BEYER, H. The Affinity Diagram, in Contextual Design. Elsevier, p. 127–146, 2017.
  • [10] ISO - International Organization for Standardization. ISO 9241-210:2010: Ergonomics of human-system interaction: Human-centred design for interactive system. Geneva: ISO, 20 12 p.
  • [11] NORMAN, D.; NIELSEN, J. The Definition of User Experience (UX). Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/definition-user-experience/. Acesso em: 05/03/2022.
  • [12] OLIVEIRA, W. A.; MAGRIN, J. C.; CARVALHO, J. M. T. Pesquisa qualitativa na pandemia da COVID-19: Uma experiência com homens e o tema da violência doméstica. New Trends in Qualitative Research, 8, p. 114–120, 2021.
  • [13] SCHIMIDT, B.; PALAZZI, A.; PICCININI, C. A. Entrevistas online: potencialidades e desafios para coleta de dados no contexto da pandemia de COVID-19”, Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, 8(4), p. 960–966, 2021.
  • [14] SHAH, A. M. et al. Customers’ perceived value and dining choice through mobile apps in Indonesia. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, 33(1), p. 1–28, 2021.
  • [15] SILVEIRA, S. A. et al. Análise das plataformas de compartilhamento online e de suas práticas colaborativas”, Revista EPTIC, 20(2), p. 7–23, 2018.
  • [16] SLEE, T. Uberização A Nova Onda Do Trabalho Precarizado. São Paulo: Editora Elefante, 2019.
  • [17] VACLAVIK, M. C.; et al. ‘Do not talk to strangers’: A study on trust in Brazilian ridesharing apps. Technology in society, 63, 2020.
  • [18] VALENTE, J. Apresentação do dossiê temático ‘Plataformas digitais, economia e poder’, Revista EPTIC, 22(1), p. 78–96, 2020.
Como citar:

COSTA, Ana Carolina Ribeiro Ferreira da; VELLOSO, Leandro Manuel Reis; "A Experiência do Usuário em plataforma da Economia do Compartilhamento: Adaptação de coleta de dados para contexto de distanciamentos sociais", p. 6032-6045 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-2898489

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações