Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A estética do jogo digital: uma revisão sistemática integrativa

The videogame aesthetics: an integrative systematic review

Silva, Fernando Henrique Cardoso; Calomeno, Carolina;

Artigo completo:

No senso comum, a estética relacionada a experiência de jogar geralmente é associada aos gráficos computacionais, ao estilo visual e a construção de sentidos a respeito de um conteúdo, subjacente ao jogo. A palavra estética, numa ceara própria do videogame, apresenta visões e concepções diversas, e até divergentes, em publicações acadêmicas. Tendo tal cenário, este artigo apresenta diferentes concepções de estética, selecionados a partir de uma pesquisa bibliográfica nos periódicos SAGE Journal, Scopus e Portal de Periódicos da CAPES e sugere chaves teóricas para estudos futuros. A base metodológica para o estudo é a revisão sistemática integrativa, realizada com apoio de ferramentas de buscas das bases consultadas, realizada especificamente em publicações sobre games disponíveis primeiramente em português e na sequencia em inglês. Como resultado, verifica-se diferentes chaves teóricas que apontam uma área de estudos diversificada que ainda se encontra em um processo de normatização.

Artigo completo:

In the common sense related to gaming experience, the aesthetics is generally understood as computer graphics, visual style and the construction of meaning regarding the game fiction. The word aesthetic, within the videogames, holds different and even antagonist visions and conceptions in the academic journals. Given this scenario, this article presents different meanings for videogame aesthetic, selected through a bibliographic research in the following periodic: SAGE Journal, Scopus and Portal de Periódicos da CAPES and indicates theoretical paths for future studies. The methodological base for given study is the integrative systematic review, made with the research tools from the source periodic, selecting specifically articles about games in Portuguese language as main focus and subsequently in English. As result was discovered different theoretical paths that show an area of research diverse that still finds itself in the process of formalization.

Palavras-chave: experiência de jogo, estética do videogame, design de jogos,

Palavras-chave: game experience, videogame aesthetics, game design,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-6.0084

Referências bibliográficas
  • [1] Abubakar, J. A., Ahmad, M. K., Zulkifli, A. N., & Bahrin, A. S. (2016). Conceptual model of game aesthetics for perceived learning in narrative games. In 2016 4th International Conference on User Science and Engineering (i-USEr) (pp. 111-115). IEEE.
  • [2] Bateman, C. (2015). Implicit game aesthetics. Games and Culture, 10(4), 389-411.
  • [3] Cremin, C. (2016). Molecular Mario: The Becoming-Animal of Video Game Compositions. Games and Culture, 11(4), 441-458.
  • [4] Johnson, D. (2017). Worlds in and of motion: Agency and animation at the margins of video game aesthetics. Journal of Gaming & Virtual Worlds, 9(3), 225-241.
  • [5] Johnson, M. R., & Woodcock, J. (2017). Fighting games and go: exploring the aesthetics of play in professional gaming. Thesis Eleven, 138(1), 26-4
  • [6] Kirkpatrick, G. (2009). Controller, hand, screen: Aesthetic form in the computer game. Games and culture, 4(2), 127-143.
  • [7] Karhulahti, V. M. (2014). Fiction puzzle: storiable challenge in pragmatist videogame aesthetics. Philosophy & Technology, 27(2), 201-220.
  • [8] Wijman, T. (2018). Mobile revenues account for more than 50% of the global games market as it reaches $137.9 billion in 201 Acesso em 22 jun. 2019.
  • [9] Niedenthal, S. (2009). What We Talk About When We Talk About Game Aesthetics. DiGRA Conference.
  • [10] Santaella, L. (2017). Game arte no contexto da arte digital. DAT Journal, 2(1), 3-14.
  • [11] Shaker, N., Yannakakis, G. N., & Togelius, J. (2012). Crowdsourcing the aesthetics of platform games. IEEE Transactions on Computational Intelligence and AI in Games, 5(3), 276-290.
  • [12] Souza, M. T. D., Silva, M. D. D., & Carvalho, R. D. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), 8(1), 102-106.
Como citar:

Silva, Fernando Henrique Cardoso; Calomeno, Carolina; "A estética do jogo digital: uma revisão sistemática integrativa", p. 2748-2754 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-6.0084

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações