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A Espiritualidade e a Religiosidade na Prática Pediátrica
A Espiritualidade e a Religiosidade na Prática Pediátrica
Santos, Rodrigo Zukauskas; Oliveira, Raquel Aparecida de
Resumo:
RESUMO Introdução: As novas concepções da física quântica, o crescente movimento religioso e as discussões bioéticas levaram a um aumento significativo de publicações a respeito da espiritualidade, inclusive suas implicações na saúde. na atenção integral à criança e à família, a espiritualidade e a religiosidade devem estar presente no trabalho do médico em ato, local de infinitas possibilidades, como instrumento comunicacional, no respeito bioético e como força que pode influenciar positivamente o processo saúde-doença. Objetivos: Comparar a religiosidade/espiritualidade entre pediatras e residentes em pediatria, e como este tema influencia a sua prática clínica; identificar a percepção quanto às necessidades espirituais das crianças atendidas e de seus familiares; e conhecer o quanto que, a religiosidade/espiritualidade das crianças e familiares influenciam no tratamento e enfrentamento das doenças. Métodos: Foi realizada uma pesquisa quantitativa em um hospital público terciário em Sorocaba-SP onde participaram 37 profissionais, sendo 25 médicos pediatras e 12 residentes em pediatria pela Faculdade de Ciências Medicas e da Saude da PUC/SP. Foi aplicado um questionário estruturado com perguntas fechadas abordando: dados gerais de caracterização; questões sobre a dimensão de religiosidade/espiritualidade, conhecimento do tema da religiosidade espiritualidade na saúde e a sua inserção na prática clínica dos entrevistados. Resultados: Após análise dos dados, constatamos que não houve diferenças entre os dois grupos quanto a sua religiosidade e espiritualidade; são profissionais com alta religiosidade intrínsica, valorizam a espiritualidade e religiosidade em suas vidas, influenciando, inclusive, suas práticas clínicas diárias. Reconhecem a necessidade da abordagem espiritual das crianças e familiares e a influencia positiva no tratamento e enfrentamento das doenças. Conclusões: Apesar dos resultados encontrados, poucos abordam esta dimensão, sendo apontadas como principais razões a falta de conhecimento e treinamento, e a falta de tempo em seu processo de trabalho. Este estudo revela ainda que estes profissionais estão abertos e dispostos a incluírem esta temática em seu trabalho. Palavras-chave: espiritualidade; educação médica; pediatra; religiosidade e medicina.
RESUMO Introdução: As novas concepções da física quântica, o crescente movimento religioso e as discussões bioéticas levaram a um aumento significativo de publicações a respeito da espiritualidade, inclusive suas implicações na saúde. na atenção integral à criança e à família, a espiritualidade e a religiosidade devem estar presente no trabalho do médico em ato, local de infinitas possibilidades, como instrumento comunicacional, no respeito bioético e como força que pode influenciar positivamente o processo saúde-doença. Objetivos: Comparar a religiosidade/espiritualidade entre pediatras e residentes em pediatria, e como este tema influencia a sua prática clínica; identificar a percepção quanto às necessidades espirituais das crianças atendidas e de seus familiares; e conhecer o quanto que, a religiosidade/espiritualidade das crianças e familiares influenciam no tratamento e enfrentamento das doenças. Métodos: Foi realizada uma pesquisa quantitativa em um hospital público terciário em Sorocaba-SP onde participaram 37 profissionais, sendo 25 médicos pediatras e 12 residentes em pediatria pela Faculdade de Ciências Medicas e da Saude da PUC/SP. Foi aplicado um questionário estruturado com perguntas fechadas abordando: dados gerais de caracterização; questões sobre a dimensão de religiosidade/espiritualidade, conhecimento do tema da religiosidade espiritualidade na saúde e a sua inserção na prática clínica dos entrevistados. Resultados: Após análise dos dados, constatamos que não houve diferenças entre os dois grupos quanto a sua religiosidade e espiritualidade; são profissionais com alta religiosidade intrínsica, valorizam a espiritualidade e religiosidade em suas vidas, influenciando, inclusive, suas práticas clínicas diárias. Reconhecem a necessidade da abordagem espiritual das crianças e familiares e a influencia positiva no tratamento e enfrentamento das doenças. Conclusões: Apesar dos resultados encontrados, poucos abordam esta dimensão, sendo apontadas como principais razões a falta de conhecimento e treinamento, e a falta de tempo em seu processo de trabalho. Este estudo revela ainda que estes profissionais estão abertos e dispostos a incluírem esta temática em seu trabalho. Palavras-chave: espiritualidade; educação médica; pediatra; religiosidade e medicina.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10367
Como citar:
Santos, Rodrigo Zukauskas; Oliveira, Raquel Aparecida de; "A Espiritualidade e a Religiosidade na Prática Pediátrica", p-92-92.
In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23577282,
DOI 10.5151/medpro-cihhs-10367
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TY - CONF T1 - A Espiritualidade e a Religiosidade na Prática Pediátrica JO - Blucher Medical Proceedings VL - 1 IS - 2 SP - 92 EP - 92 PY - 2014 T2 - Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde AU - , SN - 23577282 DO - http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10367 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-espiritualidade-e-a-religiosidade-na-prtica-peditrica-9512 KW - ER -
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Rodrigo Zukauskas Santos, Raquel Aparecida de Oliveira, A Espiritualidade e a Religiosidade na Prática Pediátrica, Blucher Medical Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 92-92, ISSN 23577282, http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10367 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-espiritualidade-e-a-religiosidade-na-prtica-peditrica-9512) Palavras-chave:: ;