Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A ESCASSEZ DE ÁGUA NO SERTÃO CENTRAL CEARENSE: POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONVÍVIO COM A SECA NO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM-CE

Silva, Eduarda Maria Farias ; Oliveira, Guilherme Farias de ; Silva, Bruna Thalya da ; Amorim, Jamille dos Reis ;

Artigo Completo:

Os problemas relacionados à falta de água no Sertão Central cearense são constantes, pois existem diversos fatores que contribuem para esse quadro hídrico negativo. Clima quente, altas temperaturas, falta de rios perenes, precipitações pouco frequentes, com má distribuição no tempo e no espaço, são características típicas da região, o que propicia a escassez desse recurso natural. Partindo desse pressuposto, foram criados, ao longo dos anos, mecanismos que possibilitam o melhor aproveitamento da água, como também, meios de obtê-la que antes eram desconhecidos ou inviáveis. O aperfeiçoamento dessas tecnologias vem tomando grandes proporções e incentivos através de políticas públicas de prevenção e de convívio com a seca. No município de Quixeramobim, esses métodos foram colocados em prática de forma tardia, o município entrou em um colapso hídrico, com isso medidas foram tomadas para auxiliar a população que sofre com os impactos da seca. Verificou-se a implantação de mecanismos de armazenamento e obtenção de água, através da construção de cisternas e chafarizes, perfuração de poços profundos, e de um sistema de ponteiras aplicado na barragem da cidade, que atualmente está seca. Além de medidas emergenciais como a distribuição de água feita por carros-pipa e a construção de uma adutora, que possibilitou a utilização de água proveniente de outra localidade. O trabalho teve como finalidade mostrar algumas alternativas de contornar a situação preocupante em que o município encontra-se, e verificar a eficiência dessas políticas através de pesquisa exploratória realizada com populares.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Recursos Hídricos, Seca, Políticas Públicas,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-008

Referências bibliográficas
  • [1] ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ. Cenário atual dos recursos hídricos do Ceará. Fortaleza: INESP, 2008.
  • [2] CAMPOS, J.N.B., STUDART, T.M.C. e LIMA, H.C. (1994). Secas no Nordeste Brasileiro diante de um Cenário de Mudanças Climáticas. Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Anais do II Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, v.1.p.20, Fortaleza, Ceará.
  • [3] CAMPOS, J. N. B.; STUDART, T. M. C. Secas no Nordeste do Brasil: origens, causas e soluções. In: INTER-AMERICAN DIALOGUE ON WATER MANAGEMENT, 4, 2001, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2001.
  • [4] GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. [s.l.: s.n.], 1991. p. 45.
  • [5] IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados cidades. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=231140. Acesso em: 25 nov.2016.
  • [6] SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS (1999). Revista Interágua n° 2. Disponível em: www.srh.gov.br. Acesso em: 23 nov.201
  • [7] SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico.-23º.ed.rev e atual.- São Paulo: Cortez, 200
  • [8] ONU. Organização das Nações Unidas. A ONU e a água. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/agua/. Acesso em: 16 nov.2016.
Como citar:

Silva, Eduarda Maria Farias; Oliveira, Guilherme Farias de; Silva, Bruna Thalya da; Amorim, Jamille dos Reis; "A ESCASSEZ DE ÁGUA NO SERTÃO CENTRAL CEARENSE: POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONVÍVIO COM A SECA NO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM-CE", p. 70-79 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-008

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações