Artigo - Open Access.

Idioma principal

A EÓLICO-ELETRICIDADE COMO ALTERNATIVA ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL NA BAHIA

ARAGÃO, Isabela Santos ; ALBUQUERQUE, Roberta Rodrigues de ; SANTOS, Maria Clara Gonçalves ;

Artigo:

Os países desenvolvidos têm realizado grandes investimentos em relação à diversificação de suas matrizes energéticas, não só pelas demandas crescentes de energia, como também pela busca de fontes renováveis, limpas e econômicas. A energia eólica vem como uma opção de fonte promissora, especialmente por ser abundante, renovável, limpa e não emissora de gases causadores do efeito estufa. O Brasil destaca-se no cenário mundial por possuir um imenso potencial eólico ainda não explorado e, somado a tal fato, ressalta-se também o progressivo declínio nos custos de implantação de unidades geradoras eólicas. No estado da Bahia, uma nova alternativa de matriz energética começa a ser explorada, a eólica, tal desenvolvimento ocorre devido a sua localização estratégica numa região de transição entre regimes distintos de ventos. O aumento da demanda energética e desenvolvimento tecnológico, a expansão da própria infraestrutura, implantação de grandes plantas industriais, além de ser economicamente favorável são agentes que estimulam os projetos de energia eólica para o estado. O presente artigo discute o potencial eólico-energético do Estado da Bahia, avaliando como este tipo de energia pode ser economicamente sustentável na geração de eletricidade, e discute sobre os pontos da região para possíveis instalações de parques eólicos.

Artigo:

Palavras-chave: Sustentabilidade, potencial eólico, energia renovável, Fontes limpas,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-er-012-5118

Referências bibliográficas
  • [1] ATLAS EÓLICO DA BAHIA. Disponível em: www.cresesb.cepel.br/publicacoes/download/atlas_eolico/atlas_eolico_BA.pdf. Acesso em: 01 maio 2016.
  • [2] BAHIA (Estado). Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração. Diretoria de Desenvolvimento e Relações Internacionais e Superintendência de Desenvolvimento Econômico. Energia Eólica. Bahia, 3 p.
  • [3] ZAPAROLLI, D. A força dos ventos. Revista Bahiaciência, Bahia, v.1, n.1, p .35-39, 2014.
Como citar:

ARAGÃO, Isabela Santos; ALBUQUERQUE, Roberta Rodrigues de; SANTOS, Maria Clara Gonçalves; "A EÓLICO-ELETRICIDADE COMO ALTERNATIVA ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL NA BAHIA", p. 634-638 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-er-012-5118

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações