Blucher Engineering Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2357-7592
A ELASTICIDADE – RENDA DA DEMANDA DO SETOR PRIVADO DO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL NO BRASIL
A ELASTICIDADE – RENDA DA DEMANDA DO SETOR PRIVADO DO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL NO BRASIL
Oliveira, Alexandre; Cardoso, Cristiane Heleodoro; Santos, Daiane Rodrigues dos; Matos, Ludmila Santana de Azevedo; Bezerra, Waldemar A. das Chagas
Artigo completo:
O presente artigo analisou a elasticidade-renda da demanda com base nos dados do Censo do Ensino Superior e do Rendimento Médio da população Brasileira, com o intuito de demonstrar como a renda familiar influencia substancialmente no número de alunos matriculados do ensino superior Privado do País, nesse sentido, segundo Vasconcelos (2011), é de grande contribuição essa análise, pois, mediante aos resultados obtidos será possível a elaboração do planejamento empresarial do setor, ou seja, projetar as matrículas futuras, com base no crescimento da renda do País. O Ensino superior Brasileiro registrou um notório crescimento a partir dos anos 90, explicado pelas mudanças ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, mudanças essas que possibilitaram a ampliação do setor privado, em mais de 500%, desde a década 80 até o ano de 2018. Com o designo de garantir a sustentabilidade econômica dessa expansão, via setor privado, o Governo criou o Fundo de Financiamentos Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), programas esses que facilitaram a entrada das famílias de baixa renda no ensino Superior Privado.
O presente artigo analisou a elasticidade-renda da demanda com base nos dados do Censo do Ensino Superior e do Rendimento Médio da população Brasileira, com o intuito de demonstrar como a renda familiar influencia substancialmente no número de alunos matriculados do ensino superior Privado do País, nesse sentido, segundo Vasconcelos (2011), é de grande contribuição essa análise, pois, mediante aos resultados obtidos será possível a elaboração do planejamento empresarial do setor, ou seja, projetar as matrículas futuras, com base no crescimento da renda do País. O Ensino superior Brasileiro registrou um notório crescimento a partir dos anos 90, explicado pelas mudanças ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, mudanças essas que possibilitaram a ampliação do setor privado, em mais de 500%, desde a década 80 até o ano de 2018. Com o designo de garantir a sustentabilidade econômica dessa expansão, via setor privado, o Governo criou o Fundo de Financiamentos Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), programas esses que facilitaram a entrada das famílias de baixa renda no ensino Superior Privado.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/viisimep-315800
Referências bibliográficas
- [1] A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96). Disponível em:
- [2] <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm >Acesso em: 20 de outubro de 2019.
- [3] Agência IBGE Notícias. Rendimento Médio de todos os trabalhos (2016-2017).Disponível em:
- [4] <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/20843-pnadcontinua-10-da-populacao-concentravam-quase-metade-da-massa-de-rendimentos-do-pais-em-2017 >Acesso
- [5] em: 07 de novembro de 2019.
- [6] Agência IBGE Notícias. Rendimento Médio de todos os trabalhos (2018). Disponível em: <
- [7] https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25700-pnadcontinua-2018-10-da-populacao-concentram-43-1-da-massa-de-rendimentos-do-pais >Acesso em: 07 de
- [8] novembro de 2019.
- [9] Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Fies Termina Ano Com O Menor
- [10] Número De Novos Contratos Desde 2010. Disponível em:
- [11] <http://www.abmes.org.br/noticias/detalhe/3110/fies-termina-ano-com-o-menor-numero-de-novos-contratosdesde-2010> Acesso em: 30 de setembro de 2019.
- [12] BARROS, Ricardo Paes de; FRANCO, Samuel; MENDONÇA, Rosane. A recente queda da desigualdade e o
- [13] acelerado progresso educacional brasileiro da última década. Rio de Janeiro, IPEA, Texto para Discussão, n°
- [14] 1304, setembro/2007 Disponível em:< http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1439/1/TD_1304.pdf>
- [15] Acesso em: 29 de setembro de 2019.
- [16] BENOIT, Kenneth. Linear Regression Models with Logarithmic Transformations. Methodology
- [17] Institute,London School of Economics. March,2011. Disponível em:
- [18] <https://kenbenoit.net/assets/courses/ME104/logmodels2.pdf> Acesso em: 30 de setembro de 2019.
- [19] Cálculo deflácionario pelo Indíce Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Disponível em: <
- [20] https://calculoexato.com.br/parprima.aspx?codMenu=FinanAtualizaIndice>. Acesso em: 07 de novembro de
- [21] 2019.
- [22] DURHAM, E. R. Uma política para o ensino superior brasileiro: diagnóstico e proposta. São Paulo:
- [23] Universidade de São Paulo; Nupes, 1998. 66p. (Documento de Trabalho Nupes n. 1/98).
- [24] Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Disponível em: < http://fies.mec.gov.br/> Acesso em: 07 de
- [25] outubro de 2019.
- [26] GUJARATI, D. N.; PORTER, D. C. Econometria básica. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011. 924 p.
- [27] HERNÁNDEZ HUERTA, José Luis. La rivolta studentesca brasiliana del '68. Considerazioni a partire
- [28] dalla stampa quotidiana. In: TODARO, Letterio. Pedagogia, istanze di emancipazione trasformazioni
- [29] dell’immaginario educativo tra gli anni ’60 e ’70 del Novecento. Roma, 2017.
- [30] IBGE Brasil em síntese: rendimento de todos os trabalhos (2007-2015). disponível
- [31] em:<https://brasilemsintese.ibge.gov.br/trabalho/rendimento-de-todos-os-trabalhos.html> Acesso em: 07 de
- [32] novembro de 2019.
- [33] IBGE | Séries Estatísticas & Séries Históricas : Rendimento médio mensal de todos os trabalhos (1981-2007).
- [34] Disponível em:
- [35] <https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?no=7&op=0&vcodigo=FDT800&t=rendimento-medio-mensaltodos-trabalhos-pessoas> Acesso em: 07 de novembro de 2019.
- [36] JARDIM, Tânia. Destinos (im)prováveis: a formação em serviço social transformando trajetórias. 1 ed.-Rio
- [37] de Janeiro, 2018.
- [38] LANGONI, C. Distribuição de renda e desenvolvimento econômico no Brasil. 3ª ed. Rio de Janeiro: FGV,
- [39] 2005.
- [40] LAPPONI, J. C. Estatística usando Excel 5 e 7. São Paulo: Lapponi, 1997
- [41] MARTINS, 2002 Antonio Carlos Pereira Martins. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais
- [42] em Acta Cirúrgica Brasileira, 17 (3) (2002), pp. 04-06, São Paulo
- [43] NAGLE, A., 1974 ─ Educação e Sociedade na Primeira República. S.P. EPU ─ Editora Pedagógica
- [44] Universitária Ltda. e Editora da Universidade de São Paulo.
- [45] NEVES, Clarissa; MARTINS, Carlos; 2014. Disponível em:
- [46] <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9061/1/Ensino%20superior%20no%20Brasil.pdf > Acesso em:
- [47] 25 de outubro 2019.
- [48] NORONHA, João. Fórum Nacional das IES Católicas. Setor de Educação no Brasil. Disponível em: <
- [49] http://anec.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Financiamento-Santander-1.pdf> Acesso em: 25 outubro 2019.
- [50] NUNES, Edson de Oliveira. Educação Superior no Brasil: estudos, debates, controvérsias, Rio de Janeiro:
- [51] Garamond, 2012. História UFRJ. Disponível em: < https://ufrj.br/historia>. Acesso em: 25 outubro 2019.
- [52] Programa Universidade para todos – Prouni. Disponível em: < http://prouniportal.mec.gov.br/o-programa>
- [53] Acesso em: 07 de outubro de 2019.
- [54] SAMPAIO, HELENA. Documento de Trabalho 8/91: Evolução do ensino superior Brasileiro 1808-1990.
- [55] Núcleo de Pesquisas sobre o ensino Superior da Universidade de São Paulo.1991
- [56] SAMPAIO, HELENA. Ensino superior no Brasil: O setor privado. São Paulo. FAPESP, 2000.
- [57] SAMPAIO, HELENA. O setor privado de ensino superior no Brasil: continuidades e transformações.
- [58] Ensino Superior: Campinas: Unicamp, 2011.
- [59] SANTOS, C. M. A.; Estatística Descritiva – Manual de auto-aprendizagem; Edições Sílabo; 2007.
- [60] SAVIANI, Dermeval. A expansão do ensino superior no Brasil: Mudanças e continuidades. Poíesis
- [61] pedagógica, v. 8, n.2, p. 4-17, 2010.
- [62] Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação. Disponível em:
- [63] <http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 07 outubros de
- [64] 2019.
- [65] SOUSA, J. V. O ensino superior privado no Distrito Federal: uma análise de sua recente expansão (1995-
- [66] 2001). 2003. 279f. Tese (Doutorado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
- [67] TACHIBANA, Thiago Yudi et al. Policy Paper, n. 14, dez .2015. Disponível em:
- [68] <https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2018/09/Ensino-superior-no-Brasil.pdf>. Acesso em: 28 outubro
- [69] 2019.
- [70] VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Economia: Micro e Macro: Teoria e exercícios, glossário
- [71] com 300 principais conceitos econômicos. -5. Ed.- São Paulo: Atlas, 2011.
Como citar:
Oliveira, Alexandre; Cardoso, Cristiane Heleodoro; Santos, Daiane Rodrigues dos; Matos, Ludmila Santana de Azevedo; Bezerra, Waldemar A. das Chagas; "A ELASTICIDADE – RENDA DA DEMANDA DO SETOR PRIVADO DO ENSINO
SUPERIOR PRESENCIAL NO BRASIL", p-2185-2198.
In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção .
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 23577592,
DOI 10.5151/viisimep-315800
últimos 30 dias
103
downloads
1
visualizações
7
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - A ELASTICIDADE – RENDA DA DEMANDA DO SETOR PRIVADO DO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL NO BRASIL JO - Blucher Engineering Proceedings VL - 7 IS - 3 SP - 2185 EP - 2198 PY - 2020 T2 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção AU - , , , , SN - 23577592 DO - http://dx.doi.org/10.5151/viisimep-315800 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-elasticidade-renda-da-demanda-do-setor-privado-do-ensino-superior-presencial-no-brasil-35239 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Oliveira20144,
title="A ELASTICIDADE – RENDA DA DEMANDA DO SETOR PRIVADO DO ENSINO
SUPERIOR PRESENCIAL NO BRASIL",
journal="Blucher Engineering Proceedings",
volume="7",
number="3",
pages="2185 - 2198",
year="2020",
note="",
issn="23577592",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/viisimep-315800",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-elasticidade-renda-da-demanda-do-setor-privado-do-ensino-superior-presencial-no-brasil-35239",
author="Alexandre Oliveira", "Cristiane Heleodoro Cardoso", "Daiane Rodrigues dos Santos", "Ludmila Santana de Azevedo Matos", "Waldemar A. das Chagas Bezerra",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Alexandre Oliveira, Cristiane Heleodoro Cardoso, Daiane Rodrigues dos Santos, Ludmila Santana de Azevedo Matos, Waldemar A. das Chagas Bezerra, A ELASTICIDADE – RENDA DA DEMANDA DO SETOR PRIVADO DO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL NO BRASIL, Blucher Engineering Proceedings, Volume 7, 2020, Pages 2185-2198, ISSN 23577592, http://dx.doi.org/10.5151/viisimep-315800 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-elasticidade-renda-da-demanda-do-setor-privado-do-ensino-superior-presencial-no-brasil-35239) Palavras-chave:: ;