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A eficiência comunicativa da estampa no âmbito da construção da identidade de marca: uma proposta de modelo de análise

Pattern communication efficiency on the branding context: a model for analysis

Santos, Jéssica Paiva de A. ; Waechter, Hans da Nóbrega ; Cavalcanti, Virgínia Pereira ;

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O artigo propõe uma ferramenta analítica que permite uma comparação entre as mensagens visuais articuladas pelas estampas e os significados associados à identidade da marca que a criou. Esse modelo de análise foi aplicado com bons resultados em recente pesquisa de mestrado (Santos, 2020) e demonstra potencial para ser replicado em outras dimensões e contextos. Na ótica do design da informação, a riqueza da metodologia reside em oferecer a possibilidade de um olhar mais completo acerca da eficiência comunicativa das estampas, já que ancora uma análise gráfica e semântica das padronagens no âmbito da identidade de marca e assim as contextualiza não só no ambiente de emissão da mensagem, mas também na lógica mercadológica a que este ambiente está submetido. Os instrumentos conceituais que pautam a modelo foram trazidos de diferentes campos teóricos, somente assim foi possível explorar as múltiplas faces previstas na análise, mas sua principal base está na teoria de identidade de marca de Wheeler (2008), Perez (2004) e Carvalhal (2014); nos estudos sobre a superfície de Ruthschilling (2008) e no modelo de análise da imagem proposto por Joly (2007).

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The article presents an analysis tool that allows to compare the branding values of a company with its patterns visual messages. This model for analysis was used with good outcomes on a recent master research and shows potential to be applied in different dimensions and contexts. From the information design point of view, the biggest contribution of this methodology is to offer a more complete approach of study about the patterns communication efficiency, since it associates a graphic and semantic analysis of the patterns with brand management strategies, therefore, it embraces not only the message context, but also the business dynamic where it is subjugated. The only way to satisfy all these interests of analysis was to merge concepts from different fields of study, but it main base is the branding studies of Wheeler (2008), Perez (2004) and Carvalhal (2014); the surface design theory by Ruthschilling (2008) and Joly`s (2007) model for image analysis.

Palavras-chave: estampa, identidade de marca, modelo de análise, comunicação,

Palavras-chave: pattern, branding, analysis model, communication,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-003-353680-CIDI-Comunicacao.pdf

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Como citar:

Santos, Jéssica Paiva de A. ; Waechter, Hans da Nóbrega ; Cavalcanti, Virgínia Pereira ; "A eficiência comunicativa da estampa no âmbito da construção da identidade de marca: uma proposta de modelo de análise", p. 34-48 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-003-353680-CIDI-Comunicacao.pdf

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