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A EDUCAÇÃO ON LINE EM FOCO: O IMAGINÁRIO DISCURSIVO DOS ALUNOS DE CURSOS A DISTÂNCIA

JERÔNIMO, Isabel Cristiane ;

Artigo Completo:

O objetivo deste trabalho é analisar quais sistemas de representação emergem do discurso de sujeitos que já cursaram (ou cursam) a modalidade de ensino a distância, levando em conta duas dimensões: 1) a imagem que o sujeito constrói a respeito dessa modalidade de ensino; 2) a imagem que ele elabora a respeito do perfil de aluno dessa modalidade. No início do século XXI, com o fortalecimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação incorporadas ao contexto educacional, havia muita desconfiança do mercado de trabalho e das instituições de ensino presenciais acerca do êxito profissional dos alunos formados a distância. Entretanto, com o passar do tempo e com os resultados positivos da inserção desses profissionais em setores especializados da sociedade, o Ensino a Distância alcançou novo status nas práticas educacionais. Dessa forma, parte-se da hipótese, nesta pesquisa, de que a construção das representações desses sujeitos no contexto sócio-histórico-educacional contemporâneo pode apresentar aspectos positivos, em contraposição aos estereótipos negativos vinculados a representações passadas, motivados pela comparação com o aluno do ensino presencial e com as instituições presenciais. Pressupostos da Análise de Discurso de vertente francesa e reflexões advindas dos Estudos Culturais acerca das representações serão as bases teóricas para análise.

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Palavras-chave: aluno a distância; imaginário sociodiscursivo; representação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-028

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Como citar:

JERÔNIMO, Isabel Cristiane; "A EDUCAÇÃO ON LINE EM FOCO: O IMAGINÁRIO DISCURSIVO DOS ALUNOS DE CURSOS A DISTÂNCIA", p. 345-357 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-028

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