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A EDUCAÇÃO ON LINE EM FOCO: O IMAGINÁRIO DISCURSIVO DOS ALUNOS DE CURSOS A DISTÂNCIA
A EDUCAÇÃO ON LINE EM FOCO: O IMAGINÁRIO DISCURSIVO DOS ALUNOS DE CURSOS A DISTÂNCIA
Artigo Completo:
O objetivo deste trabalho é analisar quais sistemas de representação emergem do discurso de sujeitos que já cursaram (ou cursam) a modalidade de ensino a distância, levando em conta duas dimensões: 1) a imagem que o sujeito constrói a respeito dessa modalidade de ensino; 2) a imagem que ele elabora a respeito do perfil de aluno dessa modalidade. No início do século XXI, com o fortalecimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação incorporadas ao contexto educacional, havia muita desconfiança do mercado de trabalho e das instituições de ensino presenciais acerca do êxito profissional dos alunos formados a distância. Entretanto, com o passar do tempo e com os resultados positivos da inserção desses profissionais em setores especializados da sociedade, o Ensino a Distância alcançou novo status nas práticas educacionais. Dessa forma, parte-se da hipótese, nesta pesquisa, de que a construção das representações desses sujeitos no contexto sócio-histórico-educacional contemporâneo pode apresentar aspectos positivos, em contraposição aos estereótipos negativos vinculados a representações passadas, motivados pela comparação com o aluno do ensino presencial e com as instituições presenciais. Pressupostos da Análise de Discurso de vertente francesa e reflexões advindas dos Estudos Culturais acerca das representações serão as bases teóricas para análise.
O objetivo deste trabalho é analisar quais sistemas de representação emergem do discurso de sujeitos que já cursaram (ou cursam) a modalidade de ensino a distância, levando em conta duas dimensões: 1) a imagem que o sujeito constrói a respeito dessa modalidade de ensino; 2) a imagem que ele elabora a respeito do perfil de aluno dessa modalidade. No início do século XXI, com o fortalecimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação incorporadas ao contexto educacional, havia muita desconfiança do mercado de trabalho e das instituições de ensino presenciais acerca do êxito profissional dos alunos formados a distância. Entretanto, com o passar do tempo e com os resultados positivos da inserção desses profissionais em setores especializados da sociedade, o Ensino a Distância alcançou novo status nas práticas educacionais. Dessa forma, parte-se da hipótese, nesta pesquisa, de que a construção das representações desses sujeitos no contexto sócio-histórico-educacional contemporâneo pode apresentar aspectos positivos, em contraposição aos estereótipos negativos vinculados a representações passadas, motivados pela comparação com o aluno do ensino presencial e com as instituições presenciais. Pressupostos da Análise de Discurso de vertente francesa e reflexões advindas dos Estudos Culturais acerca das representações serão as bases teóricas para análise.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-028
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Como citar:
JERÔNIMO, Isabel Cristiane; "A EDUCAÇÃO ON LINE EM FOCO: O IMAGINÁRIO DISCURSIVO DOS ALUNOS DE CURSOS A DISTÂNCIA", p-345-357.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318695X,
DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-028
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Isabel Cristiane JERÔNIMO, A EDUCAÇÃO ON LINE EM FOCO: O IMAGINÁRIO DISCURSIVO DOS ALUNOS DE CURSOS A DISTÂNCIA, Blucher Education Proceedings, Volume 2, 2017, Pages 345-357, ISSN 2318695X, http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-028 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-educao-on-line-em-foco-o-imaginrio-discursivo-dos-alunos-de-cursos-a-distncia-25487) Palavras-chave:: ;