Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A EDUCAÇÃO ON LINE EM FOCO: O IMAGINÁRIO DISCURSIVO DOS ALUNOS DE CURSOS A DISTÂNCIA

JERÔNIMO, Isabel Cristiane;

Artigo Completo:

O objetivo deste trabalho é analisar quais sistemas de representação emergem do discurso de sujeitos que já cursaram (ou cursam) a modalidade de ensino a distância, levando em conta duas dimensões: 1) a imagem que o sujeito constrói a respeito dessa modalidade de ensino; 2) a imagem que ele elabora a respeito do perfil de aluno dessa modalidade. No início do século XXI, com o fortalecimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação incorporadas ao contexto educacional, havia muita desconfiança do mercado de trabalho e das instituições de ensino presenciais acerca do êxito profissional dos alunos formados a distância. Entretanto, com o passar do tempo e com os resultados positivos da inserção desses profissionais em setores especializados da sociedade, o Ensino a Distância alcançou novo status nas práticas educacionais. Dessa forma, parte-se da hipótese, nesta pesquisa, de que a construção das representações desses sujeitos no contexto sócio-histórico-educacional contemporâneo pode apresentar aspectos positivos, em contraposição aos estereótipos negativos vinculados a representações passadas, motivados pela comparação com o aluno do ensino presencial e com as instituições presenciais. Pressupostos da Análise de Discurso de vertente francesa e reflexões advindas dos Estudos Culturais acerca das representações serão as bases teóricas para análise.

Artigo Completo:

Palavras-chave: aluno a distância; imaginário sociodiscursivo; representação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-028

Referências bibliográficas
  • [1] ACHARD, Pierre et.al. Papel da memória. 2.ed. Campinas: Pontes, 2007.
  • [2] BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5.ed. Campinas: Autores associados, 2008.
  • [3] ___________ . Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, abr./2002.
  • [4] CHARADEAU, Patrick. Discurso político. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2013.
  • [5] COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: Edufscar, 2009.
  • [6] FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. 2.ed.São Carlos: Editora Claraluz, 2008.
  • [7] FONTANA, Hugo Antônio. Tecendo considerações acerca da educação a distância e seus paradigmas. In: FONTANA, Hugo Antônio; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha (orgs). Educação a distância: por que ainda uma interrogação?Jundiaí: Paco Editorial, 2013.p.11-26.
  • [8] JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In:_____. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17- 44.
  • [9] MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.
  • [10] MINTO, Lalo Watanabe. Educação superior e capitalismo no Brasil: problematizando o ensino a distância (EaD). VI Colóquio MARX-ENGELS. 2009, Campinas.Unicamp. (anais de congresso)
  • [11] MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula.Campinas: Mercado das Letras, 2002.
  • [12] MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada.São Paulo: Cenage Learning, 2007.
  • [13] MORAN, José. O que é educação a distância. Universidade de São Paulo. 2002. Disponível em: . Acesso em: 13 fev.2015.
  • [14] PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 6.ed. Campinas: Pontes Editores,2012.
  • [15] _______________. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 2.ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
  • [16] __________ ; FUCHS, Catherine. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas (1975). In: GADET, Françoise; HAK,Tony. Por uma Análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux.Campinas: Edunicamp, 1990.
  • [17] PRETI, Oreste. Educação a distância: inícios e indícios de um percurso.Cuiabá: UFMT, 1996.
  • [18] ORLANDI. Eni Puccinelli. Identidade linguística escolar. IN: SIGNORINI, Inês (org.) Língua(gem) e identidade.Campinas: Mercado das Letras, 1998.
  • [19] WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.p.7-72.
Como citar:

JERÔNIMO, Isabel Cristiane; "A EDUCAÇÃO ON LINE EM FOCO: O IMAGINÁRIO DISCURSIVO DOS ALUNOS DE CURSOS A DISTÂNCIA", p. 345-357 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-028

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações