Artigo - Open Access.

Idioma principal

A EDUCAÇÃO E SEU PAPEL MOBILIZADOR PARA O DESIGN ORIENTADO À QUALIFICAÇÃO DO CENÁRIO URBANO COMO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

Everling, Marli Teresinha ; Santos, Adriane Shibata ; Cavalcanti, Anna Luiza Moraes de Sá ; Sobral, João Eduardo Chagas ; Souza, Luis Eduardo ; Haench, Irma ; Cruz, Allysson Thiago da ; Zamberlan, Sidnei ;

Artigo:

A educação no campo do design pode ser orientada para a preparação de recursos humanos, não apenas para as indústrias e o desenvolvimento de produtos e serviços, mas para o setor público e a qualificação do espaço urbano. Considerando os inúmeros desafios associados ao cenário urbano, este artigo objetiva relatar as ações desenvolvidas no curso de pós-­‐graduação em design da Universidade da Região de Joinville (Univille). O relato apresenta os fundamentos educacionais e contextuais que nortearam a construção da proposta do Mestrado em Design, considerando também o ambiente urbano e atividades nele desenvolvidas. Por fim, apresenta os resultados obtidos.

Artigo:

Education in design field can be a good way to prepare human resources, not only to the industries and product development process, but also to the public sphere and the improvement of the urban environment. Considering the challenges associated to the urban scenario, this approach aims to describe the actions related to that goal by the Post-­‐Graduation Course in Design offered by University of Joinville Region (Univille). The paper presents the contextual and educational bases of the Mastership Course in Design concerning the urban environment and finishes presenting the results.

Palavras-chave: Educação, Design, no contexto urbano., chave: Education, Design, Urban Context.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00933

Referências bibliográficas
  • [1] BRANCAGLION, Ricardo Luiz. Equipamentos Urbanos, Design e Identidade Sócio‐ cultural: Análise e Proposta para a Cidade do Núcleo Bandeirante no DF. Dissertação de Mestrado. Brasília: UNB. 2006.
  • [2] CAPES. Seminário Internacional: A Metropolização Brasileira e os Desafios da Gestão Urbana ‐ O Papel da Pós‐Graduação. Maio de 201 Disponível em: Andlt;http://metropolizacao.capes.gov.br/index.php?option=com_contentAndamp;view=articleAndamp;i d=27Andamp;Itemid=9Andgt;. Acesso em: 1 mar. 2013.
  • [3] CARMONA, Matthew; TIESDELL, Steve; HEATH, Tim; OC Taner. Public Places ‐ Urban Spaces: The Dimensions of Urban Design. (2a edição) Oxford : Elsevier. Disponível em: Andlt;http://books.google.com.br/books?hl=ptBRAndamp;lr=Andamp;id=GTQqshLjwCoCAndamp;oi=fndAndamp;pg=PR1Andamp;dq=related:dKJIhsjFoQcJ:scholar.google.com/Andamp;ots=isMUDuVByoAndamp;sig=PluV1qG0OdZ‐ 0gp3J6KDaLZ_0YI#v=onepageAndamp;qAndamp;f=falseAndgt;. Acesso em: 1 mar. 201
  • [4] DEWEY, John. Democracia y Educacion. Madrid: Ediciones Morata, 200
  • [5] FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. 3ª ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 198
  • [6] GARCIA, Natália. Cidade para Pessoas. Disponível em http://cidadesparapessoas.com/ . Acesso em 13 maio 2014
  • [7] GEHL. Jan. Cidade para Pessoas. Tradução Anita di Marco. São Paulo : Perspectiva. 2013 (1a. Ed.)
  • [8] GOLANY, Gideon S. Ethics Andamp; Urban Design: Culture, Form Andamp; Environment. New York : John Willey Andamp; Sons. 1995.
  • [9] INSTITUTO CARANGUEJO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Almanaque Ambiental Menino Caranguejo Nº 13. Disponível em: http://www.caranguejo.org.br/almanaque‐ ambiental‐13/. Acesso em 28 de abril de 2014.
  • [10] JACOBS, Jane. Morte e Vida de Grandes Cidades. 1961 (1a ed.). Tradução Carlos S. Mendes Rosa. São Paulo : WMF Martins Fontes. 2011 (3a ed.)
  • [11] LEITE, Carlos, AWAD, Juliana di Cesare Marques. Cidades Sustentáveis, cidades inteligentes: Desenvolvimento Sustentável no planeta urbano. Porto Alegre. Ed. Bookman, 2012
  • [12] LERNER, Jaime. O Canto da Cidade. Ted 2007. Disponível em: Andlt;http://videosubtitle. tedcdn.com/talk/podcast/2007/None/JaimeLerner_2007‐480p‐pt‐br.mp4Andgt;. Acesso em: 4 de mar. 2013.
  • [13] MANZINI, Ezio; VEZOLLI, Carlo. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis. São Paulo: EDUSP. 2002.
  • [14] O DOLAN, Catriona. Wayfinding system for pedestrians in London (UK). Disponivel em http://www.eltis.org/index.php?id=13Andamp;lang1=enAndamp;study_id=2025. Acesso em 13 jun. 2013
  • [15] TIBBALDS, Francis. Making People Friendly Towns ‐ Improving the Public Environment inTowns and Cities. Disponível em: Andlt;http://books.google.com.br/books?hl=pt‐ BRAndamp;lr=Andamp;id=OHigeEYuxogCAndamp;oi=fndAndamp;pg=PR3Andamp;dq=related:dKJIhsjFoQcJ:scholar.google.c om/Andamp;ots=aH2eRH_J_eAndamp;sig=jG2aLo1PYO52bhCYQQ1tuOK_6rI#v=onepageAndamp;qAndamp;f=falseAndgt;. Acesso em:28 fev. 2013.
  • [16] UNHABITAT, DISPONÍVEL EM: http://unhabitat.org/urban‐themes‐2/planning‐and‐design/, acesso em 7 de maio 2014
  • [17] UNIVILLE. APCN do Curso de Mestrado Profissional em Design. Código da Proposta: 8123. Joinville, Maio de 2012.
  • [18] VEZZOLI, C. Design de sistemas para a Sustentabilidade: teoria, métodos e ferramentas para o design sustentável de “sistemas de satisfação”. Salvador: EDUFBA, 2010.
Como citar:

Everling, Marli Teresinha; Santos, Adriane Shibata; Cavalcanti, Anna Luiza Moraes de Sá; Sobral, João Eduardo Chagas; Souza, Luis Eduardo; Haench, Irma; Cruz, Allysson Thiago da; Zamberlan, Sidnei; "A EDUCAÇÃO E SEU PAPEL MOBILIZADOR PARA O DESIGN ORIENTADO À QUALIFICAÇÃO DO CENÁRIO URBANO COMO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA", p. 1631-1642 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00933

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações