Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A discussão de uma proposta de dispositivo web com base no Design Thinking Canvas voltado à formação de professores

A discussion on a proposal for a web device based on the Design Thinking Canvas and focused on Teacher Training

Ferreira, Erika Simona dos Santos; Lopes, Maria Teresa; Coutinho, Solange;

Artigo completo:

Por meio de um processo de pesquisa através do design, atuando no âmbito da confluência entre os campos do Design e da Educação, a maior pretensão deste trabalho é discutir e propor um modelo conceitual de dispositivo ajustado às aproximações dos campos – no contexto de um grupo de pesquisa que almeja, de forma reflexiva e contínua, nutrir a RIDE: Rede Internacional Design/Educação, baseada na UFPE. Diante do potencial e conhecimentos levantados ao longo da trajetória deste grupo, buscamos aproximar a realidade das nossas pesquisas dos principais agentes para a inovação da educação – os professores –, colaborando para a consolidação desse novo campo do Design/Educação. Seguindo um percurso baseado na Metodologia Design Thinking Canvas, propomos sua adequação a um contexto científico de pesquisa e chegamos a um modelo conceitual de aplicação web multiplataforma, integradora e colaborativa entre seus principais agentes. A partir dos parâmetros de projeto definidos, também se constitui como uma plataforma de discussão e repositório de conhecimentos – configurando-se assim, como o primeiro passo na construção de um dispositivo ajustado a uma realidade de conexões em rede.

Artigo completo:

By means of a research process within the area of design – acting at a point where the fields of design and education converge –, the major aim of this project is to propose and discuss the adequacy of a conceptual model of a device to act on the approximations of the two fields – in the context of a research group that both reflectively and continuously aims to create the International Network of Design/Education (known as RIDE), based at UFPE. Given the potential and knowledge collected over the history of this group, we seek to bring the reality of our research to those who are key players in innovative education – the teachers –, thus helping to consolidate this new field of Design/Education. By following a route based on the Design Thinking Canvas methodology, we propose its appropriateness for a scientific context of research and arrive at a conceptual model of a collaborative, integrated web application platform for use amongst its key players. Within the defined design parameters, it also embodies a discussion platform and a source of knowledge – becoming therefore, the first building block in a device adjusted to the reality of a network of connections.

Palavras-chave: design/educação, formação de professores, design thinking canvas,

Palavras-chave: design/education, teacher training, design thinking canvas,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0158

Referências bibliográficas
  • [1] Barbosa, N. C. (2015). Design e escola: o professor como um agente para inovação no ensino fundamental e médio. Monografia (Bacharelado em Design). Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Recife: UFPE.
  • [2] Barbosa, N. C. (2019). O professor como agente de inovação e a relação Design/Educação como fundamento para o novo. Dissertação (Mestrado em Design). Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Recife: UFPE.
  • [3] Bourdieu, P. (2012). O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
  • [4] Brown, T. (2010). Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Rio de Janeiro: Elsevier.
  • [5] Cadena, R. A. (2013). Aperfeiçoando projeções: experiências de formações em design de apresentações digitais de slides (ADS) com estudantes de licenciatura de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Design). Programa de Pós-graduação em Design da UFPE. Recife: UFPE.
  • [6] Cadena, R. A. (2018). Sharing textual graphic language: early lessons in graphic language through practices of handwritting organization by teachers and pupils in schools in Recife. Tese (Doutorado em Design). Programa de Pós-graduação em Design da UFPE. Recife: UFPE.
  • [7] Cardoso, G. C., & Gonçalves, B. S. (2011). Da pesquisa à apresentação da informação em interfaces digitais: o estudo do exemplo de um ambiente online de aprendizagem colaborativa. Anais do 5º Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI. Florianópolis: UFSC, 2011.
  • [8] Chammas, A.; Quaresma, M., & Mont’alvão, C. (2013). Um enfoque ergonômico sobre a metodologia de design de interfaces digitais para dispositivos móveis. Arcos Design (Online). V.7, p. 145-171.
  • [9] Coutinho, S. G.; Lopes, M. T.; Cadena, R. A., & Barbosa, N. C. (2015). Ride: Rede Internacional Design/Educação. Projeto de Pesquisa aprovado pelo CNPq. Recife: UFPE.
  • [10] Ferreira, E. S. S. (2016). Design/Educação: a discussão de uma proposta de dispositivo web com base no Design Thinking Canvas voltado à formação de professores. Dissertação (Mestrado em Design). Programa de Pós-graduação em Design da UFPE. Recife: UFPE.
  • [11] Findeli, A.; Brouillet, D.; Martin, S.; Moineau, C., & Tarrago, R. (2008). Research through Design and transdisciplinarity: a tentative contribution to the methodology of Design research. In: Proceedings of Focused, Swiss Design Network Symposium. Berne, p. 187-206.
  • [12] Jonas, W. (2006). Research through DESIGN through research: a problem statement and a conceptual sketch. In: Proceedings of Design Research Society. Wonderground International Conference: Lisboa, p. 67-91.
  • [13] Kumar, V. (2013). 101 design methods: a structured approach for driving innovation in your organization. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
  • [14] Lopes, M. T. (2014). Uma formação do olhar: o design da informação como conteúdo formador dos professores das licenciaturas brasileiras. Tese (Doutorado em Design da Informação). Programa de Pós-graduação em Design da UFPE. Recife: UFPE.
  • [15] Marconi, M. A.& Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de Metodologia Científica. 7a. Edição. São Paulo: Atlas Books.
  • [16] Neves, A. M. (2014). Design Thinking Canvas. Documento não publicado. Recife.
  • [17] Passos, R., & Moura, M. (2007). Design da informação na hipermídia. Infodesign - Revista Brasileira de Design da Informação. São Paulo: SBDI, v. 4, n. 2, p. 20-28.
  • [18] Twyman, M. L. (1979). A schema for the study of graphic language. In: Paul A. Kolers, Merald E. Wrolstad & Herman Bouma (Org.). Processing of visible language. Nova Iorque & Londres: Plenum Press, v.1, p.117-150.
Como citar:

Ferreira, Erika Simona dos Santos; Lopes, Maria Teresa; Coutinho, Solange; "A discussão de uma proposta de dispositivo web com base no Design Thinking Canvas voltado à formação de professores", p. 843-858 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0158

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações