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A dinâmica interativa e o processo de aprendizagem no APL de software de Curitiba no contexto do SI

Gondin, Pollyanna Rodrigues; Shima, Walter Tadahiro;

Artigo:

O presente trabalho tem como objetivo analisar os processos de interaçãoe cooperação, tanto formal quanto informal que ocorrem no polo de TIC deCuritiba. Busca-se verificar o grau de interação, cooperação e consequenteaprendizado entre os diversos atores, bem como suas formas e os impactos dasmesmas para as empresas. Para a realização desse estudo, a metodologia depesquisa desenvolvida foi a qualitativa, sendo a técnica empregada pautada ementrevistas orientadas por questionário, que foram realizadas nas empresas e eminstituições de apoio pertencentes ao polo no ano de 2016. Concluiu-se que naaglomeração estudada, existe um esforço e um aparato institucional voltado parao apoio às empresas da aglomeração. Esse aparato envolve várias instituições,entretanto, as mais citadas pelas empresas foram a CENETIC e o SEBRAE. Apesardisso, a impressão é que o polo é sustentado pela colaboração espontânea queocorre entre os associados, já que são estes os próprios governantes daaglomeração e CENETIC, além do que a interação com as universidades é ínfima.Nota-se com a pesquisa de campo desse aglomerado que a maioria das parceriassão para resolver lacunas internas às empresas bem como desenvolver inovaçõesde processo nas mesmas.

Artigo:

Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Interação. Aprendizado. Inovação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/enei2018-50

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Como citar:

Gondin, Pollyanna Rodrigues; Shima, Walter Tadahiro; "A dinâmica interativa e o processo de aprendizagem no APL de software de Curitiba no contexto do SI", p. 891-904 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/enei2018-50

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