Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A cultura do design aplicada ao desenvolvimento de negócios: diagnóstico da Casa da Alfândega

The culture of design applied to business development: diagnosis of Casa da Alfândega

Silva, Diego Borges da; Triska, Ricardo;

Artigo completo:

Este estudo fornece indícios para a aplicação do design de serviço e de suas diretrizes metodológicas a partir de diagnóstico da Casa da Alfândega de Santa Catarina, organização que promove a cultural e a manutenção das tradições, lendas e histórias desse estado. Para atingir seu objetivo, primeiro foram apresentadas as contribuições teóricas e metodológicas e, num segundo momento, a aplicação do estudo de caso. O uso da metodologia GODP serviu para organizar e oferecer uma sequência de ações que permitiram com que o design fosse concebido de forma consciente, respondendo de forma assertiva e consistente aos objetivos fixados para a prática projetual. Já o uso da ferramenta Business Model Canvas facilitou a construção de uma nova tela de modelo de negócios. Os resultados obtidos permitiram concluir que a cultura do design agrega valor ao serviço em parceria com o modelo de negócios. Assim, foi proposto um plano de intervenção para a Casa da Alfândega, com recomendações de otimização.

Artigo completo:

This study provides indications for the application of the service design and its methodological guidelines from the diagnosis of Casa da Alfândega of Santa Catarina, an organization that promotes cultural and maintenance of the traditions, legends and histories of this state. To reach its objective, first the theoretical and methodological contributions were presented and, in a second moment, the application of the case study. The use of the GODP methodology served to organize and offer a sequence of actions that allowed the design to be consciously designed, responding assertively and consistently to the objectives set for the design practice. Already the use of the Business Model Canvas tool facilitated the construction of a new business model screen. The results obtained allowed us to conclude that the design culture adds value to the service in partnership with the business model. Thus, an intervention plan for the Casa da Alfândega was proposed, with optimization recommendations.

Palavras-chave: design, gestão de design, design de serviço, modelo de negócios, Casa da Alfândega,

Palavras-chave: design, design management, service design, business model, Casa da Alfândega,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0236

Referências bibliográficas
  • [1] Brown, T. (2018). Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Alta Books Editora.
  • [2] Girotra, K., & Netessine, S. (2013). OM forum-business model innovation for sustainability. Manufacturing & Service Operations Management, 15(4), 537-544.
  • [3] Kindström, D., & Kowalkowski, C. (2014). Service innovation in product-centric firms: A multidimensional business model perspective. Journal of Business & Industrial Marketing, 29(2), 96-111.
  • [4] Merino, G. S. A. D. (2016). GODP – Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos: uma metodologia centrada no usuário. NGD/LDU – UFSC.
  • [5] Mozota, B. B., Klöpsch, C., & Costa, F. C. X. (2009). Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Bookman editora.
  • [6] Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2013). Business model generation: inovação em modelos de negócios. Alta Books Editora.
  • [7] PAB (2012). Base conceitual do artesanato brasileiro. [Web page] Disponível em: http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivos/dwnl_1347644592.pdf
  • [8] Santa Catarina. (2015). Ofício n. 212/2015. Melhoria na qualidade do artesanato catarinense. Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura.
  • [9] SEBRAE. (2013). SC em números. [Web page]. Disponível em http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relatorio%20Estadual.pdf
  • [10] Stickdorn, M., & Schneider, J. (2014). Isto é design thinking de serviços: fundamentos, ferramentas, casos. Bookman Editora.
Como citar:

Silva, Diego Borges da; Triska, Ricardo; "A cultura do design aplicada ao desenvolvimento de negócios: diagnóstico da Casa da Alfândega", p. 1800-1812 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0236

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações