Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A CRIATIVIDADE EM EQUIPES DE DESIGN: UMA RELAÇÃO ENTRE FATORES INFLUENTES E TÉCNICAS DE GRUPOS

Thaler, Anelise; Licht, Marcele Cassol; Gonçalves, Berenice S.; Fialho, Francisco;

Artigo Completo:

Este artigo tem como objetivo identificar os fatores influentes no desenvolvimento da criatividade e relacionar com técnicas que podem fomentar tais características. O propósito de estimular a criatividade visa promover atitudes inovadoras no contexto das equipes envolvidas em projetos de Design. Para isso, um referencial teórico foi construído com base em argumentos de diferentes autores. Para a captação dos fatores foi utilizado as definições apresentadas por Bergstrom (2009), em seguida foi realizado um levantamento sobre algumas técnicas para o estimulo da criatividade, demonstradas por Cybis et al., (2010). Como resultado foi possível estruturar uma síntese que relaciona os fatores com as técnicas e que poderá ser utilizada como referência para equipes de Design

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design; Criatividade; Equipes,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0098

Referências bibliográficas
  • [1] BERGSTROM, Bo. Fundamentos da Comunicação Visual. São Paulo: Rosari, 2009.
  • [2] BEST, K. Fundamentos de gestão do design. Porto Alegre: Bookman, 201
  • [3] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. Editora Cosac Naify, 201
  • [4] CYBIS, Walter; Richard et. al. Ergonomia e usabilidade. São Paulo: Novatec, 2010.
  • [5] MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. A criatividade, personalidade e educação. São Paulo: Papirus, 1997.
  • [6] MIHALY, Csikszentmihalyi. Creativity: Flow and the psychology of discovery and invention. HarperCollins e-books, 2007.
  • [7] NOVAES, Maria Helena. Modelos interpretativos da criatividade e alternativas de atuação psicossocioeducativa. In: DEL PRETTE, Zilda Aparecida P. (Org.). Psicolo­gia Escolar e Educacional: Saúde e Qualidade de Vida, p. 69-80, Campinas: Alínea, 2011.
  • [8] LUPTON, E.; PHILLIPS, J. C. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 200
  • [9] OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de. Fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo. Estudos de Psicologia. Campinas, 27(1), 83-92, janeiro - março 2010.
  • [10] SAMARA, Timothy. Guia de design editorial. Porto Alegre: Bookman, 2011a.
  • [11] SILVA, Josinaldo B.; Campos, Fábio; Campello, Sílvio Barreto; "Um Panorama sobre a pesquisa de criatividade no Design Gráfico", p. 993-1006 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015. ISSN 2318-6968, ISBN: - DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-151
  • [12] SIQUEIRA, Jairo. Criatividade e inteligência. Disponível na internet em: . Acesso em 20 de set de 2015.
Como citar:

Thaler, Anelise; Licht, Marcele Cassol; Gonçalves, Berenice S.; Fialho, Francisco; "A CRIATIVIDADE EM EQUIPES DE DESIGN: UMA RELAÇÃO ENTRE FATORES INFLUENTES E TÉCNICAS DE GRUPOS", p. 1151-1157 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0098

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações