Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A criatividade como ferramenta inovadora orientada ao design sustentável

Creativity as an innovative tool oriented to sustainable design

Ferreira, Isis Lisbôa Valle ; Obregon, Rosane de F. A. ; Zandomeneghi, Ana Lucia O. ; Santos, Denilson Moreira ; , ;

Artigo:

No âmbito do design, o pensamento criativo é crucial para sugerir soluções inovadoras a determinadas problemáticas, uma vez que, o papel do designer está vinculado a criar/solucionar/oferecer novas ideias e visões sobre questões distintas. A exploração desenfreada dos recursos naturais e o intenso descarte de resíduos sólidos vem causando um aumento considerável no impacto ambiental, reforçando a necessidade de haver uma preocupação maior quanto à sustentabilidade, escassez de matérias-primas e descarte de materiais. O designer, como um detentor de conhecimentos ligado diretamente às criações, apresenta papel imprescindível, quer seja por meio de suas pesquisas, concepções e/ou intervenções. Este trabalho trata-se de uma síntese acerca das ideias e conceitos sobre as relações entre criatividade, design e inovação, com enfoque em propostas de reaproveitamento orientados à sustentabilidade. Logo, sob a ótica do olhar crítico e criativo do designer, pretende-se instigar à reflexão da relevância em adotar ferramentas inovadoras no processo projetual, uma vez que a sustentabilidade vai além das questões ambientais, englobando uma infinidade de elementos ao incluir fatores socioeconômicos e tecnológicos. Nesse sentido, é apresentado de forma concisa a importância de incentivar e articular os elementos criativos como ferramenta indispensável para uma criação sustentável.

Artigo:

In the design field, creative thinking is crucial to suggest innovative solutions to certain problems, since the designer's role is linked to creating/solving/offering new ideas and visions on different issues. The unbridled exploitation of natural resources and the intense disposal of solid waste have caused a considerable increase in environmental impact, reinforcing the need for greater concern about sustainability, scarcity of raw materials, and disposal of materials. The designer, as a holder of knowledge directly related to creations, plays an essential role, whether through research, conceptions, and/or interventions. This work is a synthesis of ideas and concepts about the relationship between creativity, design, and innovation, focusing on reuse proposals oriented to sustainability. Therefore, from the designer's critical and creative point of view, it is intended to instigate reflection on the relevance of adopting innovative tools in the design process, since sustainability goes beyond environmental issues, encompassing a multitude of elements by including socioeconomic and technological factors. In this sense, it is presented concisely the importance of encouraging and articulating the creative elements as an indispensable tool for a sustainable creation.

Palavras-chave: Design; Criatividade; Inovação; Sustentabilidade,

Palavras-chave: Design; Creativity; Innovation; Sustainability,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-105

Referências bibliográficas
  • [1] "ALENCAR, E. M. L. S. DE. Criatividade no contexto educacional: três décadas de pesquisa.
  • [2] Psicologia, Teoria e Pesquisa, vol. 23, n. especial, pp. 45 – 49, 2007.ARAÚJO, F. J. F. de; AQUINO, M. D. de; AQUINO, B. F. de; BEZERRA, F. M. L.; NETO, F. C. Aplicação
  • [3] do composto orgânico produzido a partir de caranguejo-uçá Ucides cordatus cordatus no
  • [4] cultivo de feijão caupi Vigna unguiculata (L.) Walp. Engenharia Ambiental — Espírito Santo do Pinhal, v. 6, n. 3, p. 015 – 035, set. /dez. 2009.
  • [5] ASHTON, Kevin. A história secreta da criatividade [recurso eletrônico] / 1 ed., Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
  • [6] FERREIRA, I. L. V.; SANTOS, D. M. Resíduos do pó do exoesqueleto de caranguejo em massa cerâmica vermelha: compósitos orientados à sustentabilidade. p. 220 – 221. In: Anais da III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design — UFMA. São Paulo: Blucher, 2022.
  • [7] FREITAS-MAGALHÃES, Armindo. Psicologia da Criatividade: estudo sobre o desenvolvimento da expressão criadora da criança. 7 ed. Porto: ISCE — Edições Universidade Fernando Pessoa, 2003.
  • [8] GUILFORD, J. P. Way beyond the IQ. Buffalo, New York: The Creative Education Foundation, 1977.
  • [9] KLEON, Austin. Roube como um artista [recurso eletrônico]: 10 dicas sobre criatividade, 1 ed., Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2013.
  • [10] LEAL, Joice Joppert. Um olhar sobre o design brasileiro. São Paulo: Objeto Brasil; Instituto Uniemp; Imprensa Oficial do Estado, 2002.
  • [11] MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
  • [12] MORAIS, Maria de Fátima. Criatividade: desafios ao conceito. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO, 1., 2011, Manaus. Anais — Trabalhos Completos. Manaus: UFAM, 2011.
  • [13] MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.MUZZIO, Henrique. Indivíduo, Liderança e Cultura: Evidências de uma Gestão da Criatividade.
  • [14] RAC, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, art. 6, pp. 107 – 124, jan./fev. 2017.
  • [15] NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Teoria da criação do conhecimento organizacional. In Gestão do conhecimento (pp. 54 – 90). Porto Alegre: Bookman, 2008.
  • [16] OBREGON, Rosane de F. A.; ZANDOMENEGHI, Ana Lucia A (Orgs.). Criatividade: fio condutor do design. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.
  • [17] PADOVANI, Stephania. 2012. Representações gráficas de síntese: artefatos cognitivos no ensino de aspectos teóricos em design de interface. Educação gráfica, v. 16, n. 2, 2012.
  • [18] PARJANEN, S. Experiencing creativity in the organization: from individual creativity to collective creativity. Interdisciplinary Journal of Information, Knowledge, and Management, 7(1), 109 – 128, 2012.
  • [19] PARREIRA, Suzana Isabel Malveiro. Ferran Adrià, a criatividade como discurso (entre gastronomia, arte e design). Revista Estúdio, Artistas sobre outras Obras. ISSN 1647 – 6158, e- ISSN 1647 – 7316. 7 (15): 50 – 57, 2016.
  • [20] PETRUS, A. S. S.; SANTOS, C. P. Práticas Colaborativas: um caminho de criatividade para inovações. In: Criatividade: fio condutor do design. São Paulo: Pimenta Cultural, 20
  • [21] RODAN, S.; GALUNIC, C. More than network structure: how knowledge heterogeneity influences managerial performance and innovativeness. Strategic Management Journal, 25(6), 541 – 562. http://dx.doi.org/10.1002/smj.398, 2004.
  • [22] SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006.
  • [23] SISTEMA FIRJAN. Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro — Programa Indústria Criativa, 2014.
  • [24] STERNBERG, Robert J. The nature of creativity. Creativity Research Journal. ISSN 1040 – 0419, e- ISSN 1532 – 6934. Vol. 18 (1): 87 – 98, 2006.
  • [25] WECHSLER, S. M. Criatividade: descobrindo e encorajando. 3a ed. IDB/LAMP-PUC-Campinas, 2008.
  • [26] WECHSLER, S. M.; NUNES, M. F.; SCHELINI, P. W.; FERREIRA, A.; PEREIRA, D. A. P. Criatividade e inteligência: analisando semelhanças e discrepâncias no seu desenvolvimento. Estudos de Psicologia (UFRN), 243 – 250, 2010. "
Como citar:

Ferreira, Isis Lisbôa Valle; Obregon, Rosane de F. A.; Zandomeneghi, Ana Lucia O.; Santos, Denilson Moreira; , ; "A criatividade como ferramenta inovadora orientada ao design sustentável", p. 1507-1517 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-105

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações