Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A CRIAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS EM PARCERIA COM O MUSEU DE FAVELA NO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE PERCURSO

Langone, Jorge ; Gamba Junior, Nilton Gonçalves ; Coutinho, Davison da Silva ;

Artigo Completo:

Este artigo tem o objetivo de descrever uma parte do processo das oficinas colaborativas de design com os moradores da comunidade do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, participantes ativos do Museu de Favela a partir da aplicação da Metodologia de Percurso no Circuito das Casas Tela. Para isso, utiliza um diálogo com os conceitos de delinquência de um percurso em um determinado trajeto de Michel de Certeau e de cimento societal que agrega grupos em um território delimitado de Michel Maffesoli. Os dados foram construídos pelos pesquisadores por meio de uma pesquisa bibliográfica e da aplicação empírica da Metodologia de Percurso em aulas expositivas-práticas com os moradores, nas quais foram desenvolvidos signos visuais da identidade do morro para a prototipagem de artefatos locais. Os dados revelaram que a participação ativa dos moradores para a construção de uma linguagem própria além de aperfeiçoá-los nos fazeres do seu território, os transformam em potenciais multiplicadores dos signos locais, ressaltando os saberes da cultura material da comunidade por intermédio dos produtos gerados nas oficinas colaborativas.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design; território; metodologia de percurso,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-sbds15-1st703a

Referências bibliográficas
  • [1] CERTEAU, Michel de, A invenção do Cotidiano, Artes do Fazer. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1998.
  • [2] DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix, Mil Platôs, capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. São Paulo: Editora 34, 1995.
  • [3] ECO, Umberto, A Estrutura Ausente. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976 - 3ª edição
  • [4] IPEA(org), PASTUK, Marília e VELLOSO (coord), João Paulos dos Reis, Favela como oportunidade – plano de desenvolvimento de favelas para sua inclusão social e econômica. Rio de Janeiro: INAE, 2013
  • [5] MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades pós-modernas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
  • [6] PINTO, Rita de Cássia; SILVA, Carlos Esquivel G. da; LOUREIRO, Kátia A. S (org.), Circuito das Casas Tela – caminhos de vida no Museu de Favela, Rio de Janeiro: Museu de Favela, 2012.
Como citar:

Langone, Jorge; Gamba Junior, Nilton Gonçalves; Coutinho, Davison da Silva; "A CRIAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS EM PARCERIA COM O MUSEU DE FAVELA NO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE PERCURSO", p. 87-98 . In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.5]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sbds15-1st703a

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações