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A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE BRINQUEDOS

THE VISSUALLY IMPAIRED CHILD: A CONTRIBUTION FROM THE DEVELOPMENT OF TOY DESIGN

Silva, Christian Cambruzzi da; Auler, Fabrício Reguelin; Silva, Roseane Santos da;

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O presente artigo tem como objetivo relatar o processo de desenvolvimento de dois brinquedos com configurações voltadas ao uso da criança com deficiência visual. Pode-se dizer que ainda são poucas as referências sobre design de brinquedos para crianças com deficiência, assim, a contribuição deste trabalho está na aplicação de conhecimento do design no desenvolvimento de brinquedos inclusivos. A metodologia utilizada foi embasada em métodos de desenvolvimento de projeto de produtos previstos em Bonsiepe (1987), Baxter (2000) e Löbach (2001). Foram desenvolvidos dois brinquedos em fases distintas por estudantes do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria. Os resultados principais dos testes apontaram para possíveis melhorias nos brinquedos desenvolvidos evidenciando a importância do usuário em fazer parte do processo de desenvolvimento dos produtos

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his article aims to report the development process of two toys with configurations aimed at the use of the visually impaired child. It can be said that there are still few references about toy design for children with disabilities, so the contribution of this work is in the application of design knowledge in the development of inclusive toys. The methodology used was based on methods of product design development foreseen in Baxter (2001), Bonsiepe (1987) and Löbach (2001). Two toys were developed in different phases by students of the Industrial Design course. The main results of the tests pointed to possible improvements in the developed toys, highlighting the importance of the user being part of the product development process.

Palavras-chave: Brinquedos, Deficiência Visual, Projeto de Produto,

Palavras-chave: Toys, Visual impairment, Product Design,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0109

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Como citar:

Silva, Christian Cambruzzi da; Auler, Fabrício Reguelin; Silva, Roseane Santos da; "A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE BRINQUEDOS", p. 1131-1137 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0109

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